Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Dia do Nutricionista: Profissional contribui para a qualidade de vida e alimentação equilibrada e saudável

O Estado de São Paulo conta com mais de 30 mil nutricionistas, que atuam junto à área da saúde em prol da prevenção e da segurança alimentar. O nutricionista estuda o alimento e suas ações dentro do organismo, com conceitos metabólicos, que servem para sustentação da teoria nas diversas áreas onde atua. Na Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, este profissional desempenha diversas ações de orientação junto ao produtor rural e à população. 


O dia do nutricionista é comemorado no dia 31 de agosto, data de fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949, para melhorar e desenvolver estudos para a qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.

A profissão tem origens bem antigas, sendo que o primeiro curso no Brasil se iniciou em 1939 e era denominado "dietista". A formação era oferecida apenas em São Paulo, mas grandes esforços foram levantados, na época, para poder alcançar o reconhecimento deste profissional.

"Desde muito tempo atrás, observamos a utilização do alimento como principal fator de prevenção e parte do processo de cura; Hipócrates, filósofo da antiga Grécia, já indicava a mudança de hábitos alimentares para a recuperação de enfermidades, principalmente as mentais, como a depressão", afirma a nutricionista Sizele Rodrigues, que atua na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria.

Atuando no Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) desde 2012, Sizele integra a equipe responsável por articular ações voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional sustentável, em parceria com o setor público e a sociedade civil. Entre as ações estão a organização de cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, visando colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população atendida, além de promover estudos de indicadores de segurança alimentar e nutricional para a implementação de ações regionais.

O nutricionista pode atuar em diversas áreas, tais como alimentação coletiva (empresas fornecedoras de refeições, restaurantes comerciais, serviços de buffet e cozinhas de estabelecimentos assistenciais de saúde); Nutrição Clínica (hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, bancos de leite, lactários, Spas e etc); Docência; Indústria de alimentos; Nutrição esportiva; Marketing; e Saúde coletiva.

Devido à transição epidemiológica e nutricional vivida no Brasil, marcada pelas carências nutricionais em conjunto com as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer, o profissional de nutrição se torna indispensável na realização e desenvolvimento da saúde pública para a melhoria dos aspectos alimentares e de segurança alimentar da população.

Na Secretaria, as nutricionistas Beatriz Cantusio Pazinato e Denise Baldan atuam na Divisão de Extensão Rural (Dextru), da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), na elaboração de cursos e palestras, Instruções Práticas e publicações de preparo dos alimentos. "Atuar como nutricionista na extensão rural foi sempre um desafio", conta Beatriz Cantusio Pazinato, diretora do Dextru, que está na extensão rural desde 1986.

"Apesar de sermos uma minoria entre tantos engenheiros agrônomos e médicos veterinários, temos ótima integração. pois não perdemos a oportunidade de interagir, levando orientações sobre o valor nutricional e potencialidades dos produtos agropecuários, visando melhor aproveitamento, redução de perdas e agregação de valor, seja por meio de cursos ou palestras, bem como na elaboração de materiais informativos como instruções práticas, volantes ou conteúdos digitais. É gratificante também percebermos o crescente interesse pela busca de uma alimentação mais saudável e equilibrada", conta Beatriz.

"Ser nutricionista é direcionar os indivíduos a fazer escolhas com sabedoria, alimentar sonhos, incentivar o comer bem para se viver melhor, ajudar pessoas a ressignificar a sua relação com alimentos e cuidar do próximo", continua Denise Baldan, formada há 15 anos na profissão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados