Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Residencial incentiva que idosos levem seus animais domésticos no período de hospedagem

Aprofundando o processo de pet terapia, o Residencial Club Leger, para idosos, em São Paulo, vem incentivando que seus residentes levem seus animais domésticos para acompanhá-los durante o período de hospedagem. A medida visa estimular a afetividade e a sensação de aconchego que, principalmente, cães e gatos proporcionam. Além disso, pode ajudar no vínculo de amizade com os demais residentes, que passam a adotar o novo amigo no espaço.

É o caso da carioca Frances Cahn, que saiu da movimentada Copacabana para a quietude do Residencial Leger. Diante da pandemia e vendo-se impossibilitada de circular pelo bairro, decidiu, em comum acordo com o filho, ir para um local mais protegido e com todos os requisitos de segurança sanitária e saúde atendidos.

- No começo, confesso que fiquei um pouco assustada. Sair de Copacabana para um lugar assim causa sempre um impacto. Mas minha adaptação foi rápida. A atenção que recebemos aqui é primorosa e poder trazer o meu gato foi algo que ajudou muito. Hoje ele é uma mascote aqui do Residencial - diz Frances.

O gato de Frances, que atende pelo nome de Gatoncio, tem uma história peculiar. Nascido na Inglaterra, acabou sendo levado para Los Angeles (EUA), onde foi abandonado. Depois de passar um período numa instituição para animais sem dono, acabou entrando na fila de eutanásia. Até que o filho de Frances, que mora nos Estados Unidos, o adotou e o trouxe ao Brasil durante as férias.

- Aí, ele ficou comigo de vez. É uma companhia maravilhosa, muito carinhoso e amigo. Tanto é que virou uma atração aqui no Residencial. Ele virou o dono do lugar. Todo mundo quer fazer carinho nele - revela Frances.

A psicóloga do Residencial Club Leger, Daniela Bernardes, afirma que estudos apontam os benefícios que a Terapia Assistida por Animais, ou Pet Terapia, pode produzir à qualidade de vida dos idosos. Segundo ela, esse tipo de atividade permite exercitar aspectos como habilidades sociais, humor e cognição.

- Muito se fala sobre os benefícios que os animais representam na vida de cada um dos que se dispõem a ter um animal de estimação para partilhar bons momentos. Sabemos também que a disponibilidade de tempo, dedicação, cuidados e carinho são essenciais para que os animais escolhidos por nós possam desfrutar de uma boa vida conosco - revela Daniela.

O Residencial Club Legar, integrou aos seus quadros fixos um cachorro da raça golden retrivier como forma de permitir que seus residentes possam ter instantes de afeto físico, próximo e aconchegante. O Lord passou a ter uma importância essencial, principalmente nestes dias de Covid-19.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados