Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Planejamento Virtual permite que o paciente tenha uma prévia de como ficará o resultado da cirurgia

 Cirurgião bucomaxilofacial explica que essa técnica melhora a comunicação e confiança com os pacientes


A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo a correção óssea das deformidades dentofaciais, quando os ossos dos maxilares apresentam alteração de tamanho e forma que não são possíveis de serem tratadas, somente com o uso do aparelho ortodôntico.

Além das alterações estéticas em relação à face, que é uma das principais motivações para os pacientes procurarem atendimento, já que apresentam o queixo muito para frente ou para trás, assim como muita ou pouca exposição da gengiva dos dentes superiores, os pacientes submetidos à cirurgia ortognática também apresentam ganhos funcionais, como a melhora da mastigação, respiração e fonação.

O planejamento cuidadoso desse tipo de cirurgia é fundamental, pois é nessa etapa que são definidos os movimentos a serem realizados durante o procedimento. De acordo com o Dr. Fábio Ricardo Loureiro Sato, especialista em Cirurgia Ortognática, no passado, esse tipo de planejamento era realizado a partir de modelos de gesso, radiografia convencional e confecção de guias em resina em laboratório a partir da simulação manual dos movimentos.

Com o avanço tecnológico, hoje é possível fazer todo esse processo a partir de softwares de planejamento virtual, impressoras 3D e scanners de superfície. "Inicialmente o paciente faz uma tomografia computadorizada de face, depois os dentes são escaneados, e esses dados são inseridos no software de planejamento virtual, junto com as fotos dos pacientes, e a partir de então simulamos os movimentos, e imprimimos na impressora 3D os guias que serão nossas referências na cirurgia, além da previsão de como ficará o rosto e a oclusão do paciente", afirma o Dr. Fábio Sato.

O planejamento virtual é um grande avanço na área da Cirurgia Bucomaxilofacial, pois possibilita procedimentos cirúrgicos muito mais precisos, principalmente em casos mais complexos, como as assimetrias faciais. Além de aumentar a previsibilidade, o Dr. Fábio Sato ressalta que como é possível fazer uma previsão tridimensional de como ficará o rosto do paciente, isso facilitando a comunicação profissional. Antigamente, a pessoa que passaria pela cirurgia precisava confiar no planejamento do cirurgião, hoje, ele consegue a partir das simulações do software ter uma prévia de como ficará o resultado final, ajudando o profissional a atender de uma forma mais adequada às expectativas dos pacientes.

"Apesar de ser mais uma excelente ferramenta de auxílio no planejamento dos procedimentos cirúrgicos, o resultado da cirurgia ortognática ainda é muito dependente da experiência do profissional no momento da execução do procedimento. É uma ferramenta que veio para somar e não substituir à experiência de um bom cirurgião", comenta o doutor.

 



Dr. Fábio Sato - Formado pela Odontologia na USP, é mestre e doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial. Sua atuação é principalmente no tratamento da Disfunção Temporomandibular através de procedimentos minimamente invasivos, Cirurgia Ortognática para Correção das Deformidades Dentofaciais, além de outros procedimentos como Enxertos Ósseos, Implantes Dentários e demais relacionados à área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados