Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Novo normal: o que não pode ficar para trás

São inúmeras as reclamações sobre a queda de rendimento em todos os âmbitos. As pessoas podiam fazer as mesmas tarefas antes da pandemia, mas concentrá-las todas em um lugar só, pode ter se revelado uma bagunça. Com o novo normal por aí, é hora de organizar.

Ninguém melhor para realizar esse trabalho do que Rafaela Oliveira, a especialista em organização e criadora do canal Organize Sem Frescuras, mostra a importância que tem a organização de todas as tarefas para que haja concentração em uma de cada vez.

1. Faça uma tabela para todos os integrantes da casa. Isso vai nortear as atividades e horário para que cada tarefa tenha começo, meio e fim. E nada fique pesado para uma pessoa só.

2. Organize um espaço para cada um. O espaço dos estudos, do trabalho e da hora de descanso. Isso vai criar uma energia para que quando a pessoa se sente naquele lugar, o ritmo mude para a tarefa a ser organizada.

3. A primeira coisa do dia de toda a família é organizar a casa. Se preciso, levante mais cedo, aproveite aquele tempo que gastava indo ao trabalho ou à escola, para deixar tudo em ordem, cozinha, quarto, banheiro... Quando a casa está em ordem, fica mais fácil dar andamento nas outras tarefas.

4. Aproveite esse novo normal e otimize tudo. Não precisa ser só o trabalho e os estudos de forma remota, os exercícios físicos, as compras e a diversão também podem ser realizados desta forma. Separe um cantinho e chame a família para assistir um vídeo de ginástica ou estipule um momento para jogos de tabuleiro. Cuide da sua saúde física e mental.

5. O almoço, geralmente, é a hora mais confusa de uma rotina inteira em casa. Você para o que está fazendo para cozinhar e é muito trabalho. Organize tudo no dia anterior. Corte as cebolas, verduras e legumes. Faça o tempero, deixe a carne pronta para o cozimento e até um arroz feito. Desta forma, o dia pode render muito mais e gastar aquela horinha que separou para o almoço para apreciar a comida de forma tranquila.

6. Não se deixe levar pelo “eu preciso” o tempo todo. Mesmo porque a gente nunca acha que precisa se divertir ou descansar. Não se abstenha desse importante tempo. Pare! Pare de fazer e vá fazer uma brincadeira legal com seus filhos, ler um livro, tomar um drink com o companheiro. Isso fará bem e tornará o dia seguinte muito melhor.

 



Rafaela Oliveira - personal Organizer, formada em Design de Produto e pós-graduada em Design de Interiores. Apaixonada pela profissão, criou o blog (2012) e o canal Organize Sem Frescuras para contar um pouco de suas experiências com a organização e ajudar a todos que queiram deixar a casa linda, organizada e o principal: a vida mais prática! Para compartilhar mais dicas sobre o assunto, escreveu o Livro Organize sem Frescuras - Com menos tempo e menos dinheiro (Editora Astral Cultural, 2017), a venda em todas as livrarias do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados