Pesquisar no Blog

terça-feira, 11 de agosto de 2020

5 passos para melhorar o humor

Neurocientista e psicóloga mostra como a aplicação da neurociência pode ajudar a alcançar uma vida mais plena a partir da autopercepção

 

Bom humor é uma habilidade e como toda habilidade tem que ter foco para treino, com o passar do tempo vira um hábito mantido por homeostase. Os 5 passos para melhorá-lo, segundo a neurocientista e psicóloga Anaclaudia Zani Ramos, são:


1- Sorrir sempre que possível!

Aprendemos desde que nascemos a espelhar as expressões dos nossos pais, além de ser apresentável aparentemente, também é uma expressão que manda uma mensagem para o cérebro de situação positiva e por consequência relaxa e alivia.


2- Ouça música animada

O som tem ritmo e realinha as ondas cerebrais gerando tranquilidade, animação e, por consequência, bom humor.


3- Treine olhar a parte boa de todas as cenas

Todo comportamento é modelado, faça isso por você. Treine!


4- Cuide das suas reações diante dos acontecimentos

Pela evolução das espécies ganhamos o córtex, capacidade de racionalização, porém a reação espontânea é o mais comum das pessoas praticarem, até porque para usar o córtex precisa gerar dúvida, quer dizer, fazer perguntas, além de ser a quantidade certa de tempo que leva o estímulo nervoso passar pelo tronco cerebral e ir até o frontal, porção responsável por tomada de decisão, mas precisa ter a pergunta.


5- Exercício e alimentação saudável

Parece clichê, mas praticar exercícios e manter uma alimentação saudável têm influência direta no bom humor, além de gerar uma percepção de autocuidado. Aprenda que todo investimento em nós mesmos é sempre o melhor! Sou minha melhor companhia!





Anaclaudia Zani Ramos - pesquisadora na área de Neurociência e Desenvolvimento Humano há 25 anos, palestrante e escritora. Tem formação em Coaching pela International Association of Coaching Institutes- Europe. A partir de seu próprio processo psicoterápico contínuo, Anaclaudia tomou como desafio a busca pelo autoconhecimento, entendimento e aprimoramento pessoal. https://www.instagram.com/anaclaudia.eita/ e https://www.facebook.com/anaclaudia.eita/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados