De acordo com pesquisadores da empresa global de cibersegurança,
usuários estão cada vez mais na mira de cibercriminosos, independentemente da
época do ano
Celebrado hoje, o Dia
do Consumidor é uma das grandes datas esperada pelos vendedores e,
principalmente, pelos clientes. São diferentes lojas oferecendo descontos,
brindes, cupons e pensando em novas estratégias para atraírem e fidelizarem
cada vez mais consumidores. E para tirar vantagem deste período, os
cibercriminosos elaboram diferentes armadilhas para atraírem o maior número de
usuários.
Segundo os especialistas da Kaspersky Lab, a incidência no número de ataques de phishing aumenta durante esse período, principalmente contra sistemas de pagamento e lojas online. Assim como nos outros anos, os cibercriminosos brasileiros investem seus esforços em duas modalidades: ataque phishing via mensagens de texto (SMS ou por aplicativos) e anúncios de ofertas nas redes sociais. Somente entre novembro de 2017 e novembro de 2018, a Kaspersky Lab bloqueou mais de 70 milhões de ataques de phishing na América Latina. “O Brasil está em terceiro lugar, com um aumento de 110% no número de ataques. O cuidado precisa ser constante, pois isso não significa que as campanhas maliciosas irão acabar”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.
De acordo com o analista, a grande incidência deste tipo de golpe no Brasil está também relacionado ao comportamento online do usuário. Para se ter uma ideia, 35% dos brasileiros estariam dispostos a fornecer informações pessoais em troca de cupons, descontos especiais ou programas de fidelidade e 58% dos brasileiros não trocam suas senhas com frequência, de acordo com a pesquisa realizada em parceria com a CORPA, consultoria de pesquisa de mercado chilena. A repetição das senhas apenas facilita o trabalho dos cibercriminosos. “Muitas vezes, os usuários pensam que uma senha “forte” significa algo muito bem elaborado e difícil, mas não. Do ponto de vista da segurança, as senhas são consideradas fortes quando são exclusivas para o usuário e para a conta. Existem maneiras fáceis de torná-las únicas, mas inesquecíveis”, aconselha.
Além disso, no ano passado, a empresa de cibersegurança divulgou um relatório sobre o fato 53% dos usuários no Brasil ainda não protegem seus dispositivos móveis, e apenas 21% utilizarem soluções antirroubo. “Ou seja, ao roubar um smartphone, os ladrões podem acabar conseguindo um prêmio que não esperavam. Essas estatísticas mostram que as pessoas deixam seus dispositivos – e a crescente quantidade de dados valiosos que contêm – ao alcance de qualquer pessoa”, explica Assolini.
Para que o Dia do Consumidor não dê dor de cabeça para ninguém, seja consumidor ou comércio, a Kaspersky Lab traz algumas dicas de segurança para os dois cenários:
Se você é consumidor
Segundo os especialistas da Kaspersky Lab, a incidência no número de ataques de phishing aumenta durante esse período, principalmente contra sistemas de pagamento e lojas online. Assim como nos outros anos, os cibercriminosos brasileiros investem seus esforços em duas modalidades: ataque phishing via mensagens de texto (SMS ou por aplicativos) e anúncios de ofertas nas redes sociais. Somente entre novembro de 2017 e novembro de 2018, a Kaspersky Lab bloqueou mais de 70 milhões de ataques de phishing na América Latina. “O Brasil está em terceiro lugar, com um aumento de 110% no número de ataques. O cuidado precisa ser constante, pois isso não significa que as campanhas maliciosas irão acabar”, alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.
De acordo com o analista, a grande incidência deste tipo de golpe no Brasil está também relacionado ao comportamento online do usuário. Para se ter uma ideia, 35% dos brasileiros estariam dispostos a fornecer informações pessoais em troca de cupons, descontos especiais ou programas de fidelidade e 58% dos brasileiros não trocam suas senhas com frequência, de acordo com a pesquisa realizada em parceria com a CORPA, consultoria de pesquisa de mercado chilena. A repetição das senhas apenas facilita o trabalho dos cibercriminosos. “Muitas vezes, os usuários pensam que uma senha “forte” significa algo muito bem elaborado e difícil, mas não. Do ponto de vista da segurança, as senhas são consideradas fortes quando são exclusivas para o usuário e para a conta. Existem maneiras fáceis de torná-las únicas, mas inesquecíveis”, aconselha.
Além disso, no ano passado, a empresa de cibersegurança divulgou um relatório sobre o fato 53% dos usuários no Brasil ainda não protegem seus dispositivos móveis, e apenas 21% utilizarem soluções antirroubo. “Ou seja, ao roubar um smartphone, os ladrões podem acabar conseguindo um prêmio que não esperavam. Essas estatísticas mostram que as pessoas deixam seus dispositivos – e a crescente quantidade de dados valiosos que contêm – ao alcance de qualquer pessoa”, explica Assolini.
Para que o Dia do Consumidor não dê dor de cabeça para ninguém, seja consumidor ou comércio, a Kaspersky Lab traz algumas dicas de segurança para os dois cenários:
Se você é consumidor
- Desconfie de mensagens com links desconhecidos. Mesmo que você tenha recebido uma mensagem de alguém
conhecido, cuidado com o link enviado, pois ele pode ser malicioso. Links
como estes são criados para baixar malware em seu dispositivo, para
direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário ou até
mesmo para minar criptomoedas;
- Verifique o domínio do site e atenção ao cadeado. Encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras?
Antes de comprar consulte a lista do PROCON
e também o Registro.br, na sessão “Whois”,
que informa quem registrou o site. Golpistas geralmente usam endereços de
e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail, etc). Também
verifique se o site possui conexão SSL (o cadeado de segurança), pois
raramente sites fraudulentos o exibem;
- Cuidado com as notificações em seu navegador. Foi percebido um aumento neste tipo de estratégia entre os
cibercriminosos. Por isso, não autorize as notificações em qualquer
website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre
as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone
e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir
notificações;
- Não insira detalhes de seu cartão de crédito em sites desconhecidos ou suspeitos, para evitar que chegue
nas mãos dos cibercriminosos. Se esses sites estão oferecendo ofertas
vantajosas que parecem muito boas para serem verdade, elas provavelmente
pertencem a criminosos;
- Cuidado com os registros e senhas. "Faça login com sua conta do Facebook" é uma das
formas mais comuns de se registrar em sites diferentes. O problema é que,
quando você efetua login, o site obtém acesso parcial aos dados em sua
conta e, mesmo que seja apenas para informações públicas, são dados que já
estão nas mãos de outras pessoas. É importante também não permitir que
sites e navegadores salvem suas senhas;
- Não faça transações comerciais ou bancárias online enquanto
estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública. Faça apenas a partir de uma Rede Privada
Virtual (VPN), uma vez que todas as informações enviadas nesta
rede estarão protegidas. Dessa forma, outras pessoas não podem ver
o que você está fazendo e poderá permanecer online de forma segura,
evitando ataques de criminosos virtuais;
- Instale uma solução de segurança robusta. Veja se seu antivírus possui tecnologias integradas para
evitar fraudes financeiras. Por exemplo, a tecnologia Safe Money,
integrada às soluções da Kaspersky Lab, cria um ambiente seguro para
transações financeiras em todos os níveis. Além disso, links maliciosos
são bloqueados em todas as
soluções da Kaspersky Lab.
Se você é uma marca ou comerciante online
- Utilize um serviço de pagamento respeitável e mantenha seu
software de plataforma de pagamentos e negociação on-line atualizado. Cada nova atualização pode conter patches críticos para
tornar o sistema menos vulnerável a criminosos cibernéticos.
- Preste atenção às informações pessoais usadas pelos clientes. Use uma solução de prevenção
contra fraudes que possa ajustar ao perfil de sua empresa e ao
perfil de seus clientes.
- Restrinja o número de tentativas de transações e sempre usar autenticação de dois fatores (Verificado por
Visa, MasterCard Secure Code e etc.).
Kaspersky Lab
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