Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de março de 2019

Cirurgia refrativa é opção prática e segura para se livrar dos óculos


Para a maior parte das pessoas que sofrem de miopia ou astigmatismo é praticamente impossível abrir mão dos óculos para enxergar bem. O fato é que, em algum momento da vida, grande parcela da população acaba precisando deles. Mas já pensou como seria não depender mais de qualquer acessório para ver o mundo com todas as suas cores? O que muito pouca gente sabe é que isso é possível, de forma simples e rápida.

Disponível no Brasil desde 2012, a SMILE - abreviação em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão - é a mais moderna e menos invasiva técnica de cirurgia refrativa, que faz uso do laser de *femtossegundo, equipamento ZEISS VisuMax®, que garante resultados com segurança, conforto e eficiência.
Durante o processo, o laser cria uma lentícula na córnea que é removida por uma uma pequena incisão de acesso, de aproximadamente 2 mm, corrigindo o formato da córnea.

Por ser mais precisa, a técnica aprimora a correção refrativa e permite uma recuperação mais ágil. A cirurgia é mais precisa e preserva mais a estrutura da córnea do paciente. Inovador, o procedimento tem o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária Brasileira), condição obrigatória para a realização da técnica.

Considerada a técnica mais moderna em cirurgias ópticas a laser, a SMILE já corrigiu mais de 1,5 milhão de olhos em mais de 70 países pelo mundo. No Brasil, existem 11 centros refrativos que realizam o procedimento, distribuídos em 9 cidades: Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS).


*femtossegundo: unidade de medida de tempo que corresponde a 10?¹? segundos, ou seja, um quadrilionésimo de segundo.


O que fazer antes de realizar a cirurgia:
  • Para que o paciente possa se submeter ao processo é necessário realizar exame oftalmológico completo;
  • Apenas o oftalmologista poderá indicar a técnica mais adequada para o paciente.

Vantagens da técnica SMILE:
  • O procedimento é mais rápido e mais confortável;
  • Condições ambientais não afetam os resultados do tratamento;
  • Permite a correção desde -1.00 até -10.00 dioptrias (graus) de miopia e astigmatismo;
  • Incisão menor que 4 mm;
  • Corte lateral até 80% menor do que em outros procedimentos refrativos;
  • É mais seguro, logo, há riscos menores de infecções, síndrome do olho seco e crescimentos epiteliais por conta de o procedimento ser minimamente invasivo;

Diferenças entre cirurgias:

Existem três técnicas cirúrgicas, a SMILE, a PRK e a Lasik. A vantagem da SMILE em relação às demais está na forma de incisão da lentícula, bem menos invasiva:

  • Na técnica PRK, a camada superficial do olho (epitélio) é removida e recebe aplicação de excimer laser;
  • Na LASIK, o médico faz um flap na córnea antes de aplicar o excimer laser. Em seguida, a córnea é reposicionada;
  • No caso da SMILE, o laser é aplicado na parte interna da córnea. Com uma incisão 80% menor que a LASIK, a lentícula é extraída da córnea. Além de bem menos invasivo e seguro, o método garante um pós-operatório mais tranquilo e confortável.



Dr. Renato Ambrósio Jr. - Oftalmologista, com mais de 350 publicações científicas, eleito entre os 100 mais influentes do mundo em 2018 pela Power List, da revista inglesa The Oftamologist. Atua como diretor de Córnea e Cirurgia Refrativa no Instituto de Olhos Renato Ambrósio, além de fazer parte do corpo docente dos cursos de Pós-graduação (latu sensu) em Oftalmologia da PUC-RJ e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, atuando nas áreas de córnea e cirurgia refrativa. Desde 2011, ele atua também como professor afiliado da Pós-graduação em Oftalmologia da UNIFESP e é Professor Adjunto de Oftalmologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Em 2020, assumirá a presidência da International Society of Refractive Surgery (ISRS). O Dr. Renato será o primeiro presidente brasileiro da entidade que tem forte relação com a American Academy of Ophthalmology (AAO).





ZEISS
www.zeiss.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados