Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de março de 2019

Adoção de animais: ato de amor que traz benefícios para todos


Veterinário dá dicas de como garantir o bem estar e saúde do animal


A adoção consciente de animais de estimação vem ganhando muito espaço como alternativa para diminuir o crescente número de cães e gatos que perambulam nas ruas sem donos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que pelo menos 30 milhões de animais são abandonados no Brasil, 60% deles cachorros. Adotá-los é um caminho para que eles encontrem bem-estar, cuidados, amor e sejam parte integrante da família.

Acolher um animal em casa traz benefícios para a saúde e alegria dele e da família que o escolheu. No entanto, antes de levar o pet amigo para casa é preciso ter alguns cuidados para promover o bem-estar dos bichinhos.
De acordo com a Lei da Posse Responsável, o tutor do animal se responsabiliza por manter em dia a carteira e vacinação do animal adotado, bem como zelar pela sua saúde física e mental. Além disso está previsto em Lei, penalidades para aquele que descumprir os artigos previstos.

"Hoje em dia muitos eventos sociais de adoção são realizados nos grandes centros urbanos. Sempre é conveniente verificar se o animal doado já é castrado e se existe histórico de acompanhamento veterinário e/ou vacinação prévios", indica o médico veterinário e professor da Anhanguera de São Bernardo – unidade ABC, Rodrigo Monteiro.

"Além disso, é necessário que o proprietário possua espaço físico adequado para o porte do animal que deseja em sua residência e faça um planejamento financeiro, considerando que terá que arcar com custos como ração, vacinação, cuidados de higiene e consultas periódicas ao médico veterinário".

Por fim, adotar deve ser um ato de amor, pois tanto o cão quanto gato vivem em média, de 12 a 17 anos, mudando completamente toda a rotina do lar. "Uma profunda reflexão sobre esses pontos deverá ser realizada sempre previamente a um processo tão sério quanto a adoção de um animal de estimação, pois trata-se de uma vida", afirma o veterinário.


Como adotar

O Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo tem sido parceiro em eventos sociais, como campanhas de vacinação e atendimento especializado do Hospital Veterinário da Anhanguera de São Bernardo. "Temos a intenção de mostrar para a comunidade que o Centro tem diversos animais que são recolhidos e podem ser adotados", informa o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Tiago Marcelo Oliveira.

A adoção de cães e gatos pode ser realizada no Centro de Controle e Zoonoses de São Bernardo, localizado na rua Dr. Rudge Ramos, nº1740, em São Bernardo. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Para adotar cão ou gato é necessário ser maior de idade e levar:

- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência;

- Informar número de telefone;

- Coleira com guia ou caixa de transporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados