Então, como agir neste delicado momento? Para o
coordenador de recursos humanos da RH NOSSA, Pedro Gonçalves de Lima, esta é
uma questão bem delicada tanto para quem precisa demitir, quanto para quem vai
receber esta notícia. Pedro separou algumas dicas para ambos os lados não
criarem problemas na hora do desligamento.
Por parte de quem demite
"Sabemos que algumas vezes existem questões comportamentais graves que podem causar uma demissão com justa causa, mas o tema aqui estamos falando de demissão em virtude de um fraco desempenho constante. É preciso ser feito com cautela, respeito e depois de muitos Feedbacks."
Pedro explica que ter atenção com o que fala e,
sobretudo, na maneira como se faz o anúncio é importante. Na hora da
demissão, o gestor precisa deixar tudo transparente, sem dever nenhuma
informação e mostrar diversas anotações indicando que foram dadas todas as
chances possíveis. Pedro lembra ainda que o demitido já estará desamimado pela
má notícia, por isso ser ético ajuda a amenizar este momento.
Por parte do candidato
Se a pessoa demitida causar um desconforto na saída, esta atitude pode prejudicá-lo em uma outra contratação ou até mesmo em uma possível volta dele à empresa. Alguns recrutadores conferem o passado do candidato até mesmo ligando para ver referências - sem contar que muitos recrutadores e gerentes de empresas se conhecem pessoalmente:
"Imagine um candidato participando de um
processo de seleção e o gerente resolve conversar com o antigo superior do
pretendente à vaga. Nesta conversa, o gerente descobre algumas atitudes tomadas
na hora da demissão que, podem sim, interferir na contratação. É importante
manter a postura, não levar para o lado pessoal e até mesmo passar todas as
informações para quem vai assumir o seu lugar."
O trabalhador precisa aceitar a demissão e, caso
queira questionar os motivos, ir com calma medindo suas palavras para evitar
brigas - por mais que neste momento a cabeça esteja bem quente. Pedro lembra
que tudo vai ficar no histórico e hoje, com LinkedIn, é muito fácil as
pessoas estarem conectadas:
"Uma saída com falta de respeito vai aparecer
de alguma maneira mais adiante, em uma referência profissional. Até mesmo
ex-colegas podem alertar seus superiores que determinada pessoa era
problemática em outra empresa. Saia numa boa e saiba que existem muitas outras
oportunidades por aí" finaliza.
Terceirizar a gestão de contratação
Para empresas que não querem se preocupar nem com a contratação e muito menos com o desligamento de funcionários, uma solução é terceirizar este processo. Desta maneira, quem cuida de tudo (incluindo a burocracia) são profissionais experientes que sabem lidar com as mais diversas situações.
Kakoi
COMUNICAÇÃO
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