Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Como os pais devem lidar com a reprovação escolar?


Um dos assuntos mais evidentes na finalização do ano letivo escolar é a reprovação de um aluno. Situação complicada para pais, filhos e professores. E foi pensando neste tema, que a psicopedagoga e palestrante Ana Regina Caminha Braga pontua algumas orientações importantes para os responsáveis enfrentarem essa temática da melhor forma possível, e ainda dá dicas para evitar que isso se repita em outros anos.

De acordo com Ana Regina, a reprovação pode ser originada de vários fatores, por isso é relevante identificar a sua causa. “Ela pode acontecer em virtude de uma dificuldade de aprendizagem, seja por um aspecto relacionado com a sala de aula, com o professor em sua didática ou mesmo com os colegas no momento de fazer as atividades. Por isso, é preciso saber como o aluno esteve no decorrer do semestre para o direcionamento correto”.

Em segundo momento, a psicopedagoga ressalta que os responsáveis devem deixar o aluno consciente de toda a situação e conduzir um diálogo que o faça refletir sobre suas atitudes, as quais o levaram para este caminho. “O essencial é uma conversa franca sobre o assunto, explicando a importância do comprometimento e responsabilidade nos estudos. Os castigos e brigas só levarão o aluno a sentir-se menos capaz, diante desse processo”. Caso a família tenha dificuldade em abordar o tema, o ideal é procurar por ajuda da escola”.

Para que a reprovação não se repita no próximo ano, é preciso acompanhar de perto o aluno comenta Ana Regina. “O ideal é sentar-se com a equipe pedagógica e professores da escola, de maneira a elaborar estratégias que irão contribuir no aprendizado do aluno. Sugestões como deixar o aluno mais perto do professor ao realizar as atividades, intensificar o diálogo com o aluno e ainda propor lições voltadas para as suas dificuldades, além do acompanhamento com o psicopedagogo são algumas das ações que podem ajudar essa criança.”

E para finalizar, o papel dos pais no acompanhamento e na hora dos estudos é essencial. “O aluno precisa de orientação para organizar seus horários, as disciplinas e atividades a serem realizadas para criar uma rotina. É em casa, que os responsáveis devem mostrar a importância do estudo e da escola para o futuro pessoal e profissional da criança”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados