Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Como evitar o desperdício de alimentos nas festas de fim de ano?


O consumo consciente e a preocupação com a sustentabilidade também devem fazer parte do espírito natalino.


Impulsionado pelo aquecimento no consumo característico das festas de Natal e Ano Novo, o desperdício de alimentos vira cena comum nesta época. Mas vale lembrar que essa realidade não é exclusiva apenas deste período. De acordo com os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome.

A Loga – Logística Ambiental de São Paulo, empresa responsável pela coleta de resíduos na região noroeste da capital, comprovou um aumento no descarte de resíduos domiciliares e recicláveis nesse período de festas. Dados de 2017 apontam que a geração de resíduos domiciliares em dezembro foi 8% maior do que a média dos outros 11 meses do ano. Já no caso dos produtos recicláveis, o crescimento foi de 14%.

Entre as dicas de como descartar menos resíduos orgânicos nessa época, a primeira delas é programar o cardápio das festas e adquirir apenas os itens que serão utilizados. Tome cuidado com as promoções e as compras por impulso. Inclusive, visite sua despensa antes de ir ao supermercado e faça uma lista somente com aquilo que não se tem em casa, evitando estocar produtos e diminuindo a chance de perder alimentos perecíveis. O consumo consciente, sem dúvida, é o primeiro passo para evitar o desperdício.

Na hora de cozinhar as delícias servidas, tente aproveitar os alimentos em sua totalidade, utilizando cascas, talos e sementes. No dia seguinte à ceia, crie pratos novos como tortas, doces e geleias. Outra opção é congelar esses alimentos que sobraram. São atitudes simples que fazem a diferença, inclusive para o meio ambiente: o resíduo orgânico, quando se decompõe, fermenta e produz o gás metano, nocivo à camada de ozônio.

Outro fator que também chama a atenção é o aumento no descarte de recicláveis. A Loga registrou um acréscimo da coleta seletiva de 14% em dezembro, em relação ao demais meses do ano. Então, ao ganhar e dar presentes, lembre-se: dispense embalagens desnecessárias, sacolas plásticas e caixas.

"Mesmo nessa época do ano, reaproveitar segue como a palavra de ordem, afinal, o maior beneficiado é o meio ambiente, com menos matéria prima utilizada em embalagens e menor quantidade de material orgânico se decompondo em função do desperdício", finaliza Francisco Vianna, coordenador de Planejamento Operacional da Loga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados