Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de março de 2018

Relacionamentos na Era Digital e Redes Sociais


A coach de Relacionamento e Sexualidade, Margareth Signorelli, disserta sobre o tema, que atualmente, tem cercado a sociedade

Hoje a tecnologia se tornou fundamental em nossas vidas, no trabalho e também nas nossas relações. Sua influência é tanta que é possível dividir os relacionamentos entre antes e depois das redes sociais.

A principal diferença é que antes não tínhamos acesso à vida da pessoa como um todo. Tínhamos mais individualidade e menos exposição. E hoje essa realidade mudou, e muito.

Não podemos dizer que as redes sociais são totalmente negativas, pois elas têm utilidade, já que, por exemplo, muitas pessoas podem se conhecer através de aplicativos. O problema é que, como nesses casos não se tem referência alguma sobre a pessoa, é importante pesquisar porque às vezes podem aparecer surpresas desagradáveis, como um comprometimento ou mesmo casamento.

Segundo John Gottman, americano PHD em relacionamentos, confiança é um dos quesitos mais importantes dentro de qualquer tipo de relacionamento e no caso de um casal que já se conhece, tem referências um sobre o outro e estão em um relacionamento há certo tempo, hoje existe entre eles WhatsApp, Instagram, Facebook.

Se existe confiança, por que sair procurando quem a pessoa curtiu? Quem ela está seguindo ou mesmo se ela está online no WhatsApp, mas não está falando com você?

O que você procura aqui? Encontrar algo? Você com certeza encontrará alguma coisa que não aceita ou que não está 100% de acordo como você gostaria.

Cada vez que ficamos focados na vida do outro e nos deparamos com qualquer coisa que fuja ao esperado, fisiologicamente temos uma descarga de adrenalina e cortisol no nosso corpo gerando estresse. Partindo daí podemos ter duas reações: nos calar e sofrer ou reagir.

Nenhuma das duas é saudável, pois, nos calando estamos negando nossos sentimentos e reagindo estaremos invadindo a privacidade do outro que, caso queira fazer algo fora do relacionamento, o fará de qualquer forma.
A minha sugestão é que:
  • Em primeiro lugar a pessoa cure suas feridas do passado, para não as levar como herança para relacionamentos futuros.
  • Que a pessoa busque relacionamentos que lhe tragam paz, que lhe acrescente algo positivo e não desperte o seu “detetive interior” ou a desconfiança.
  • Que ela use sua Intuição e, caso “ela” esteja lhe dizendo algo sobre o outro, verbalize seus sentimentos sem medo para o outro. Falar o que a gente sente não é humilhante. Humilhante é ficar investigando a vida do outro, pois, com certeza, pode aparecer algo que não lhe agrade.
Todas as pessoas precisam ter sua individualidade e que a mesma seja respeitada. Caso esteja em um relacionamento que não lhe traz tranquilidade, mas sim desconfiança, saiba que o problema não está no outro, mas em você por se permitir estar em uma situação assim.
Preze a confiança, cuide da sua vida e deixe que a outra pessoa cuide da dela.
Relações saudáveis são para pessoas saudáveis!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados