Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de março de 2018

Cuidado com os exageros na Páscoa!


Nutricionista alerta: excesso de chocolate pode causar inchaço, náusea, acnes e enxaqueca 

A páscoa é um dos feriados mais propícios para se cometer excessos alimentares. Com tantas opções ovos com diferentes sabores e recheios expostos nos mercados, nas vitrines e até mesmo nas redes sociais, é difícil se render às tentações! De acordo com Nina Camargo, nutricionista da Clínica Dr. Newton Roldão, é importante continuar mantendo o equilíbrio para não “enfiar o pé na jaca”.

“Tudo que ingerimos deve ser com moderação e controle. Na Páscoa, geralmente ganhamos ou compramos mais de um ovo, então o ideal é fraciona-lo e come-lo aos poucos. Chocolate em exagero poder causar inchaço, náusea, acnes e enxaqueca”, alerta a especialista.

O lado positivo é que o cacau contém grande quantidade de antioxidantes, substâcnias capazes de combater os radicais livres, além de manter a saúde da pele, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças. “É importante prestar atenção no rótulo do produto. Para proporcionar mais benefícios ao organismo, o chocolate deve conter pelo menos 70% de cacau. Quanto maior a porcentagem melhor serão as propriedades dos ovos de páscoa”, explica.

Pensando em adoçar o feriado sem deixar de lado alimentação equilibrada, a nutricionista separou dicas simples, que podem ser colocadas em prática nesta data:

1.   Prefira comer o chocolate logo após a refeição, como sobremesa, pois assim as fibras, proteínas e gorduras presentes na alimentação evitam o aumento brusco da glicemia.


2.   Não coma com pressa! Aprecie as texturas e sabores. Isso faz com que sensação de saciedade cheguer ao cérebro de forma mais eficaz e indica ao estômago que é hora de parar.


3.   Mantenha uma alimentação saudável. Consuma frutas, verduras e legumes e hidrate-se! Desta forma, o organismo funciona melhor após a ingestão dos chocolates.


4.   Evite os excessos! Mas, caso tenha comido um pouco a mais do que planejou, não se desespere! Volte com a alimentação saudável em seguida e aposte em chás, frutas, verduras (principalmente as verdes escuras) e legumes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados