Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de março de 2018

Saiba quais os malefícios do carboidrato para o coração


 Carboidratos processados podem aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças coronárias mais do que a gordura


Atualmente, discute-se muito sobre os culpados pelo surgimento dos problemas cardíacos ou da obesidade e a gordura sempre foi apontada como a principal vilã. Porém, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Hamilton, no Canadá, os carboidratos, quando ingeridos em excesso, são mais prejudiciais ao coração do que a ingestão de gordura, principalmente os refinados e o açúcar.

Ainda segundo o estudo, o alerta é porque esses alimentos com alto nível de carboidrato, como pão branco, massas e bolos possuem um elevado teor glicêmico. Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Júnior, o corpo absorve rapidamente os produtos à base de carboidratos, elevando a glicose e, consequentemente, gerando um estresse na parede interna das artérias.  “Além de estar relacionado com problemas como hiperglicemia, diabetes e aumento dos níveis de colesterol e de triglicerídeos sanguíneos, o consumo em excesso gera um aumento de peso e de gordura corporal”, ressalta o especialista.

Porém não se deve retirar o carboidrato da dieta, pois a ausência desse nutriente no corpo pode afetar o funcionamento correto do cérebro, a disposição para realizar tarefas simples do dia a dia, queda de pressão e até mesmo o crescimento muscular. “Priorizar um consumo consciente tanto de carboidratos quanto de gordura é importante. Algumas gorduras, como as encontradas em peixes e azeite de oliva, são ótimas, pois podem proteger contra doenças cardíacas”, diz Élcio Pires.

Antes de adotar qualquer restrição na alimentação é importante consultar um médico, pois é preciso levar em conta cada alimento e o equilíbrio entre eles. Respeitando os limites do corpo e tentando evitar os excessos, que é o maior problema na alimentação.






Dr. Elcio Pires Júnior - cirurgião cardíaco das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados