Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de março de 2018

Atenção aos hábitos alimentares podem prevenir doenças cardiovasculares


O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado no próximo sábado (31) e, a SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo acredita na importância que essas datas possuem para alertar a população sobre os riscos de uma má alimentação e os efeitos que podem oferecer a saúde.
 
"Sabemos que com as transformações sociais vivenciadas nos últimos anos e o hábito de as pessoas passarem mais tempo fora de casa, as refeições ´mais rápidas´, tornaram-se comuns", afirma a Dra. Regina Helena Pereira, diretora do departamento de nutrição da SOCESP. "Acontece que na maioria das vezes o ´mais rápido´ pode ser também o mais prejudicial, sobretudo, ao coração ", afirma a nutricionista.

Pensando nisso, listou alguns alimentos que podem ser amigos e inimigos do coração e sugere a reflexão sobre como podemos compor os cardápios das refeições diárias minimizando os riscos à saúde. Veja:

Amigos:

Peixes de água frias
- fontes de ômega 3 e pode reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar do HDL (colesterol bom). O ideal é se alimentar de peixes mais vezes por semana do que em relação a carnes.

Alho – rico em substâncias antioxidantes com efeito dilatador dos vasos sanguíneos, que faz com que diminua a pressão arterial.

Aveia – Rica em Fibras solúveis essenciais para redução de absorção de gorduras.

Oleaginosas (castanhas, nozes etc) – tem em sua composição grande parte de gorduras monoinsaturadas, as quais promovem manutenção e até elevação do bom colesterol (HDL), além do magnésio que ajuda a reduzir pressão arterial.

Canela – estudos sugerem que a canela auxilia no metabolismo dos açúcares, contribuindo para e redução da glicemia pós-prandial (aumento do nível de glicose na corrente sanguínea cerca de dez minutos após uma refeição), o que auxilia na prevenção de doenças derivadas da resistência à insulina.

Iogurte desnatado - estudos comprovam que o Cálcio e Magnésio presentes neste alimento, aliados aos produtos de sua fermentação natural, auxiliam no controle da pressão arterial e na redução da adiposidade abdominal.


Inimigos:

Açúcar
– elevação de glicemia, insulina, peso corporal, relacionado diretamente com a obesidade e Diabetes que é um fator de risco muito grave para as doenças cardiovasculares.
Sal - principal fonte de sódio da dieta. Quando em excesso, pode-se elevar a pressão arterial.

Carnes processadas - ricas em gorduras saturadas, sal e outros conservantes ricos em sódio.

Gordura Trans (ou óleos hidrogenados parcialmente) – são as gorduras mais nocivas ao coração e chegam a ser proibidas em países ricos e desenvolvidos. Fazem parte da elaboração de diversos alimentos industrializados que utilizam gordura em seu preparo. Por exemplo, biscoitos, sorvetes, chocolate. Elevam o LDL e reduzem o colesterol bom HDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados