Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de março de 2018

Nem sempre é submissão, muitas vezes pode ser cegueira emocional


Alguns tipos de 'amor' podem se transformar em patologias graves


É comum que na fase da paixão as pessoas se entreguem totalmente ao relacionamento. E não há nada de errado nisso, mas depois de certo ponto em que algumas ações e situações começam a ser ‘não vistas’ podem aparecer diversos problemas.

Quem está de fora vê como submissão, e algumas vezes até se afastam do casal, mas esse comportamento pode ser provocado por uma cegueira emocional e até mesmo por abuso psicológico. 

Algumas pessoas, mesmo sabendo tudo que acontece de errado nas suas relações ainda continuam nela, pois não conseguem se livrar desse amor. Medo, culpa e passado são alguns dos sentimentos que podem envolver essa cegueira emocional.

Quem é que diante de uma situação dessa não escutou: “o amor é cego”?  Pois é, uma relação assim pode ser trágica e deixar traços por muito tempo, mesmo após o fim do relacionamento.

“O amor é cego é um termo que eu uso para explicar atitudes que são muito óbvias para quem está de fora, mas para a pessoa envolvida não é perceptível, ou seja, uma mulher que é espancada e continua com o marido, justificando as atitudes dele”, exemplifica psicanalista Dra. Taty Ades. 

A cegueira emocional só se torna doença a partir do momento em que a pessoa se sente culpada por ser humilhada e acha normal a rotina de sofrer por outra pessoa. “Quando ninguém mais vê as qualidades do outro e ela acha que apenas ela é capaz de modificá-lo e que um ele se tornará uma pessoa melhor é uma situação que precisa de tratamento e acompanhamento de um profissional”, afirma Taty.

É possível sair dessa situação e enxergar as coisas novas, mas o mais difícil ainda é fazer com que as pessoas admitam que a cegueira emocional se transformou em uma doença, e como qualquer doença faz muito mal para o organismo, podendo levar até à depressão.





 Tatiana Ades ac


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados