Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de março de 2018

30 de março - Dia Mundial do Transtorno Bipolar


Quase 10% da população que sofre com o Transtorno Bipolar está ligada à depressão e na maioria dos casos demora quase 15 anos para chegar ao diagnóstico correto. Dr. Diego Tavares, psiquiatra do Hospital das Clínicas de SP, enumera alguns sintomas que podem ser sinais do problema.

Essa doença pode estar mais perto de nós do que imaginamos. A doença bipolar não escolhe idade, sexo, raça, orientação sexual, profissão, nível sócio-econômico. As pessoas de maior sucesso e destaque também podem e muitas vezes são portadoras de uma forma de transtorno bipolar.

A ligação do transtorno bipolar com a depressão
Quando se fala em depressão a maioria das pessoas conhece alguém ou já apresentou algum sintoma que atribui à doença. Mas, ao falar de transtorno bipolar ou bipolaridade existe sempre um preconceito associado à doença e aos seus portadores como sendo uma doença grave, de pessoas instáveis e desequilibradas, que pode apresentar sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), que leva os portadores à internação em hospitais psiquiátricos e que impede a pessoa de trabalhar e ter uma vida normal. Tudo isso pode até ser parcialmente verdadeiro, mas Dr. Diego Tavares conta que apenas para o subtipo mais raro (1% de prevalência) e grave da doença, o transtorno bipolar tipo I (antiga psicose maníaco-depressiva) e ainda assim em doentes que estão sem tratamento.
“O que a maior parte das pessoas não sabe é que a forma mais comum (5 a 8% de prevalência) de transtorno bipolar não é a forma maníaca da doença, mas sim a forma depressiva, chamada de transtorno bipolar de tipo II”, explica o médico.
O transtorno bipolar tipo II é uma doença que demora cerca de 10 a 14 anos para um correto diagnóstico, pois normalmente se apresenta inicialmente como uma doença tipicamente depressiva crônica, isso é, quadros depressivos que não desaparecem com tratamento antidepressivo e que recidivam constantemente frente a situações de estresse de vida. “Esta forma predominantemente depressiva de doença bipolar sofre de atraso diagnóstico porque após melhorar as fases de depressão a pessoa permanece com sintomas do polo eufórico da doença, mas como são em pequena intensidade e podem melhorar o desempenho do portador em algumas esferas acabam não sendo identificadas e o diagnóstico permanece como de depressão”, alerta Diego que enumera os sintomas do problema.

Os sintomas:
- Humor: Basicamente em estado de euforia com empolgação, exagero, falta de adequação social, ser invasivo nos comentários e atitudes, etc) ou agressivo (pavio-curto, impaciência, intolerância, rispidez, tendência a brigar, tendência a provocar e ser grosseiro, etc).
- Impulsividade: abuso de drogas (cigarro, álcool, cocaína, ecstasy), abuso de medicamentos (anfetamina, remédios pra emagrecer, calmantes e analgésicos), gastos compulsivos, direção perigosa no trânsito, compulsão e promiscuidade sexual, exagero e em tatuagens e piercings, etc.
- Aumento de energia: dificuldade de dormir ou sono superficial. 
- Dificuldade de atenção: déficit de atenção e distração. 
- Agitação e Hiperatividade: Excesso de pensamentos, dificuldade de ficar sem falar, pressa, agitação e dificuldade de estar parado, sentir-se ansioso e agitado. 
“Dessa maneira, qualquer pessoa com depressão de longa evolução ou depressão de múltiplos episódios precisa ser investigada quanto a uma forma depressiva de transtorno bipolar”, finaliza o psiquiatra.

 

FONTE: Dr. Diego Tavares - Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB-UNESP) em 2010 e residência médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ-HC-FMUSP) em 2013. Psiquiatra Pesquisador do Programa de Transtornos Afetivos (GRUDA) e do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Estimulação Magnética Transcraniana (SIN-EMT) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPQ-HC-FMUSP) e coordenador do Ambulatório do Programa de Transtornos Afetivos do ABC (PRTOAB). https://drdiegotavarespsiquiatra.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados