Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de março de 2018

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: ingredientes funcionais garantem benefícios para a saúde


O Dia Nacional da Saúde e Nutrição, definido pelo calendário oficial do Ministério da Saúde para 31 de março, tem o intuito de chamar a atenção para a importância das boas práticas em alimentação para a manutenção da saúde. Uma boa nutrição garante a função adequada do organismo e fortalece as defesas contra possíveis doenças. Alimentos enriquecidos com ingredientes funcionais, por exemplo, são importantes aliados e podem trazer benefícios efetivos para a saúde. Por exemplo:

Coração: os fitoesterois podem contribuir para a redução de até 12% do colesterol total, incluindo os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol “ruim”, que pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. Também diminuem efetivamente os triglicerídeos. O ômega 3 também tem importante atuação na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ajuda a regular a pressão arterial e frequência cardíaca, além de prevenir arteriosclerose e infarto do miocárdio. Apresenta ainda impacto positivo sobre síndromes metabólicas e diabetes tipo 2. Os dois nutrientes fazem parte das diretrizes para prevenção da Sociedade Europeia de Arteriosclerose e da Sociedade Europeia de Cardiologia. 

Olhos: a luteína, um carotenóide presente em vegetais verdes e folhosos, tem importante ação na saúde dos olhos, prevenindo a catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade. As vitaminas B12 e D3 também contribuem na prevenção destas doenças. A vitamina A facilita a função visual e melhora a integridade estrutural da córnea. Antioxidantes como os carotenóides e a vitamina E também ajudam a proteger as células do olho e são importantes na prevenção do glaucoma e na manutenção das funções da retina, incluindo a prevenção da retinopatia, comum em diabéticos.

Ossos: As vitaminas D e K, desempenham um papel importante na saúde dos ossos, garantindo a deposição do cálcio e prevenindo contra o desenvolvimento da osteoporose. A vitamina D também evita problemas como raquitismo e sarcopenia. 

Gestação e primeira infância: Nas mulheres grávidas o ômega 3 é recomendado para reduzir o risco de parto prematuro, apoia o desenvolvimento do sistema nervoso e olhos do feto, além de ajudar na prevenção da depressão pós-parto. Pesquisas comprovam que a complementação com ômega 3 desde a gestação até a primeira infância, apresenta uma janela de oportunidade para influenciar positivamente o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, inclusive prevenindo alergias e doenças inflamatórias, como a asma. Para os bebês, a vitamina D também é interessante para assegurar o desenvolvimento saudável dos ossos, contribui para o funcionamento do coração e do cérebro, além de ser necessária para o desenvolvimento adequado do sistema imunológico. Já, a vitamina B12 previne a anemia.

Envelhecimento: Os carotenóides betacaroteno, licopeno e luteína possuem importante ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento da pele. A luteína também tem ação efetiva na proteção do DNA, imunidade, antiestresse e bem-estar. A BASF desenvolveu um estudo clínico para determinar os efeitos dos suplementos de luteína em níveis sanguíneos e danos ao DNA entre mulheres americanas saudáveis com idades entre 50 e 70 anos. Ficou clinicamente comprovado que a suplementação diária de até 15mg de luteína oferece biodisponibilidade e eficácia na proteção do DNA.

Cérebro: a vitamina B12 em combinação com vitamina B6 e B9 protegem a saúde cerebral e a função cognitiva. São importantes na prevenção de doenças como Alzheimer, Mal de Parkinson e demência vascular. Ajudam também em distúrbios do humor como depressão e ansiedade. Vegetarianos estritos correm alto risco de desenvolver deficiência de vitamina B12, tornando importante a suplementação ou o consumo de alimentos fortificados.


BASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados