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quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Sangue Fraterno: campanha incentiva doação de sangue e cadastro de medula óssea em cinco estados brasileiros

Em Curitiba, mensagens de incentivo serão projetadas em fachadas de edifícios da cidade

 

 

Como forma de incentivar doações de sangue e cadastro de medula óssea, entre os meses de outubro e novembro, a campanha Sangue Fraterno visa atingir pessoas de mais de cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Em Curitiba (PR), mensagens de incentivo serão projetadas em fachadas de edifícios da cidade, em parceria com a Lumibike. O objetivo da mobilização é conscientizar sobre a importância das doações se manterem ativas durante todo o ano, já que a demanda é sempre alta e os estoques estão operando no limite. Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas e o ideal é que cada pessoa doe pelo menos duas vezes ao ano.

 

Conforme conta Elinéia Denis Ávila, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS), instituição organizadora da campanha Sangue Fraterno, essa é uma iniciativa que surgiu entre os jovens Maristas integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e do Laicato Jovem, de maneira informal, há cerca de seis anos. Desde 2019, ela vem sendo promovida de forma concentrada pela PMBCS. “Os Maristas são chamados a se colocarem a serviço do próximo, por meio da doação de sangue e do registro no cadastro nacional de medula óssea e também mobilizando outras pessoas a doarem. E neste ano, como ato de fraternidade, queremos incentivar toda a população a doar e ser um doador frequente", destaca.

 

Conforme lembra o coordenador médico do Hospital Cajuru, José Fernando Rodriguez, a demanda por sangue sempre é alta, seja por doenças crônicas, para pessoas que precisam de transfusões frequentemente, ou por perdas de sangue em traumas e acidentes. “Mesmo em tempos de pandemia, a demanda sempre esteve alta. O que a gente percebeu é que pelas restrições de circulação, as doações ficaram reduzidas e isso impactou sim o trabalho dos hospitais, porque independente da causa a demanda sempre existiu. Então agora, com as retomadas de atividades e circulação, a gente espera que os estoques voltem a sua normalidade”, destaca.

 

Segundo o profissional, momentos de sensibilização como esses são importantes não apenas para o aumento pontual das doações. “O que a gente percebe é que campanhas conseguem sensibilizar as pessoas a se tornarem doadores mais frequentes, e, isso sim, impacta de verdade para que os que precisam de hemocomponentes”, reforça.

 

De acordo a diretora-geral do Hemepar, Liana Labre de Souza, o momento é de alerta. “Precisamos de doação. Nosso estoque de plaquetas e hemácias está muito baixo. E com a chegada de feriados e finais de semana, a demanda aumenta, especialmente pelo número de acidentes. A ajuda da população é fundamental, podendo desta forma salvar vidas”, afirmou.

 

 

Sangue Fraterno


Anualmente, a campanha visa mobilizar colaboradores ligados a Província Marista Brasil Centro Sul e possíveis doadores nas regiões onde atua, sempre com o objetivo de impactar o maior público possível. Ao todo, são mais de 10 mil colaboradores atuantes em atividades religiosas, de saúde e educação em cinco estados brasileiros.

Para ampliar o alcance da campanha, a Unimed Federação do Estado do Paraná, que conta com mais de 11.052 médicos cooperados, 6.683 colaboradores e 1.550.937 beneficiários, também está colaborando na divulgação da campanha Sangue Fraterno em seus canais internos de comunicação e nas redes sociais.

 

 

Como participar da campanha

 

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações. Quem estiver em condições de doar, deve entrar em contato com o banco de sangue mais próximo da sua casa para obter informações detalhadas e agendar a doação. Para quem doar nas unidades do Paraná, pode informar o código 1059 para identificar que realizou a doação motivado pela campanha. É possível contribuir com a Campanha Sangue Fraterno sendo um doador ou então ajudando a compartilhar essa ideia nas redes sociais, usando #sanguefraterno. Para mais informações sobre o local mais próximo para doação e demais dúvidas acesse a página da campanha: https://solidariedadequeaquece.marista.org.br/sangue-fraterno/



 

Serviço: Projeções Lumibike em Curitiba

 

 Projeção 2:

Data: 20/10

Local: Hemepar

https://www.google.com.br/maps/@-25.425281,-49.2574235,3a,75y,41.66h,99.14t/data=!3m7!1e1!3m5!1sPFoR0LOnoecBT0neOKqGKQ!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fpanoid%3DPFoR0LOnoecBT0neOKqGKQ%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26w%3D203%26h%3D100%26yaw%3D146.68425%26pitch%3D0%26thumbfov%3D100!7i16384!8i8192

 

 

 Projeção 3:

Data: 27/10

Local: Hospital Marcelino Champagnat

 

 

Projeção 4:

Data: 04/11

Local: Próximo da praça do homem nú

https://www.google.com.br/maps/@-25.4247772,-49.2702293,3a,75y,211.14h,106.03t/data=!3m6!1e1!3m4!1s4Fzc5WZxzzt-AUKEKQqzGg!2e0!7i16384!8i8192

 

 

 Projeção 5:

Data: 10/11

Local: Av. República Argentina

https://www.google.com.br/maps/@-25.4529543,-49.2878736,3a,75y,133.78h,111.23t/data=!3m6!1e1!3m4!1sXoKIx-OWo7BMyK_mfiShlA!2e0!7i16384!8i8192

 

 

 

Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

marista.org.br


Redes Sociais são um dos principais alvos dos cibercriminosos em tentativas de phishing

A Check Point Research publica o Relatório de Phishing de Marca, relativo ao terceiro trimestre deste ano, destacando as marcas líderes que os atacantes imitaram na tentativa de roubar dados pessoais


A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, publicou a nova edição de seu Relatório de Phishing de Marca (Brand Phishing Report) referente ao período de julho, agosto e setembro de 2021. O relatório destaca as marcas que foram mais frequentemente imitadas por cibercriminosos em suas tentativas de roubar dados pessoais ou credenciais de pagamento dos usuários.

No terceiro trimestre de 2021, a Microsoft continuou seu "reinado" como a marca mais frequentemente visada pelos cibercriminosos, embora em uma taxa ligeiramente inferior ao relatório anterior. De todas as tentativas de phishing de marca, 29% foram relacionadas a esse gigante da tecnologia, contra 45% no segundo trimestre de 2021, pois os atacantes continuam direcionando os ataques para a força de trabalho distribuída e vulnerável durante a pandemia da COVID-19. A marca Amazon substituiu a DHL na segunda posição, respondendo por 13% de todas as tentativas de phishing contra 11% no trimestre anterior, à medida que os cibercriminosos procuram tirar proveito das compras online em períodos que antecedem celebrações de final de ano e a temporada de férias.

O relatório também apontou que, pela primeira vez neste ano, as redes sociais estavam entre os três principais setores a serem imitados nas tentativas de ataques de phishing com WhatsApp, LinkedIn e Facebook aparecendo na lista das dez marcas mais imitadas.

"Os atacantes estão constantemente tentando inovar as suas tentativas de roubar dados pessoais se passando por marcas líderes. Pela primeira vez neste ano, as redes sociais se tornaram uma das três principais categorias exploradas pelos cibercriminosos, sem dúvida, em uma tentativa de aproveitar o número crescente de pessoas que passaram a trabalhar e se comunicar remotamente em razão da pandemia", diz Omer Dembinsky, gerente do Grupo de Pesquisa de Dados da Check Point Software.

De acordo com Dembinsky , não há muito o que essas marcas possam fazer para ajudar a combater as tentativas de phishing. Muitas vezes é o elemento humano que falha ao detectar um domínio mal escrito, uma data incorreta ou outro detalhe suspeito em um texto ou e-mail. "Como sempre fazemos, nós recomendamos fortemente aos usuários a serem cautelosos ao divulgar seus dados e a pensar duas vezes antes de abrir anexos de e-mail ou clicar em links, especialmente e-mails que afirmam ser de empresas como Amazon, Microsoft ou DHL, pois são as marcas mais prováveis de serem imitadas. Ainda segundo os dados do relatório do terceiro trimestre, também reforçamos aos usuários que fiquem atentos a quaisquer e-mails ou outras comunicações que pareçam ser de canais de mídia social, como Facebook ou WhatsApp."

Em um ataque de phishing de marca, os cibercriminosos tentam imitar o site oficial de uma marca conhecida usando um nome de domínio ou URL e design de página da web semelhantes ao site original. O link para o site falso pode ser enviado às vítimas por e-mail ou mensagem de texto, e o usuário pode ser redirecionado durante a navegação na web ou pode ser acionado por um aplicativo móvel fraudulento. O site falso geralmente contém um formulário destinado a roubar as credenciais dos usuários, detalhes de pagamento ou outras informações pessoais.

Top 10 marcas mais imitadas no terceiro trimestre de 2021

As principais marcas estão classificadas conforme sua aparição global nas tentativas de phishing:

• Microsoft (presente em 29% de todas as tentativas de phishing em nível global)

• Amazon (13%)

• DHL (9%)

• Bestbuy (8%)

• Google (6%)

• WhatsApp (3%)

• Netflix (2,6%)

• LinkedIn (2,5%)

• Paypal (2,3%)

• Facebook (2,2%)


E-mail de phishing do Google - Exemplo de roubo de credenciais

Durante o terceiro trimestre, a equipe da CPR testemunhou um e-mail de phishing que tentava roubar credenciais de acesso a uma conta do Google. O e-mail (veja a Figura 1), que foi enviado do endereço de e-mail Google (no-reply@accounts[.]google[.]com), continha o assunto "Help strengthen the security of your Google Account" ("Ajude a fortalecer a segurança da sua Conta do Google"). No e-mail fraudulento a seguir, os especialistas notaram que o ano não foi alterado ("2020 Google"). O atacante estava tentando convencer a vítima a clicar em um link malicioso (https://router-ac1182f5-3c35-4648-99ab-275a82a80541[.]eastus[.]cloudapp[.]azure[.]com) que redireciona o usuário para uma página de login malicioso e fraudulenta que se parece com o verdadeiro site de login do Google (veja a Figura 2). No link malicioso, o usuário precisava inserir os detalhes de sua conta do Google.

 


"Ajude a fortalecer a segurança da sua Conta do Google"

E-mail de phishing do LinkedIn - exemplo de roubo de conta


Neste e-mail de phishing houve uma tentativa de roubar as informações da conta de um usuário no LinkedIn. A mensagem (veja a Figura 1) que foi enviada do endereço de e-mail Linkedln (linkedin@connect[.]com), continha o assunto "You have a new Linkedln business invitation from *****" ("Você tem um novo convite de negócios do Linkedin de *****"). O atacante estava tentando induzir a vítima a clicar em um link malicioso, que redireciona o usuário a uma página de login fraudulenta do LinkedIn (veja a Figura 2). No link malicioso (https://www[.]coversforlife[.]com/wp-admin/oc/nb/LinkedinAUT/login[.]php), o usuário precisava inserir seu nome de usuário e senha. No site fraudulento, podemos ver que o ano não mudou ("2020 LinkedIn").


"Você tem um novo convite de negócios do Linkedin de *****"


Os especialistas da Check Point Software ressaltam que os usuários devem ser cautelosos ao divulgar dados pessoais e credenciais para aplicativos ou sites de negócios, e que não abram anexos ou não cliquem em links de mensagens, especialmente e-mails que afirmam ser de empresas como Amazon, Microsoft ou DHL, pois essas são as marcas mais prováveis de serem falsificadas.


Dicas de segurança para evitar phishing de marca

1. Verificar erros de ortografia. As mensagens legítimas geralmente não contêm erros ortográficos importantes ou gramática inadequada. É preciso ler os e-mails com atenção e relatar qualquer coisa que pareça suspeita.

2. Não clicar nos anexos. Os cibercriminosos gostam de incluir anexos maliciosos que contêm vírus e malware como uma tática comum de phishing. Não abrir qualquer anexo de e-mail que não se espera receber.

3. Revisar a assinatura. A falta de detalhes sobre o signatário ou como o usuário pode entrar em contato com uma empresa sugere um phishing. Empresas legítimas sempre fornecem detalhes e dados de contato.

4. Cuidado com o tom da mensagem - urgente ou ameaçadora - na linha de assunto. Invocar uma sensação de urgência ou medo é uma tática de phishing comum. Cuidado com as linhas de assunto que afirmam que a "conta foi suspensa" ou requerem uma ação de "solicitação de pagamento urgente".

5. Compartilhar o mínimo possível. Não fornecer informações pessoais ou confidenciais da empresa. A maioria das empresas nunca solicitará credenciais pessoais por e-mail, especialmente os bancos. Avaliar atentamente antes de revelar qualquer informação confidencial por e-mail.

 



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Caminhão com boneca de pano gigante chama atenção para doença rara

Entre os dias 21 e 24 de outubro, o truck de AADC estará instalado em shoppings da cidade de São Paulo (confira abaixo a programação). A ação faz parte da campanha "Dia Mundial da Deficiência de AADC: Conhecimento é nosso beabá", iniciativa do Instituto Amor e Carinho, organização responsável por acolher e orientar os pacientes portadores da condição e suas famílias.

O espaço contará com a instalação de uma boneca de pano gigante e totens interativos, que trarão informações sobre a doença de Deficiência de Descarboxilase de L-Aminoácidos Aromáticos (AADCd). O objetivo é chamar atenção dos visitantes e disseminar conhecimento sobre a condição, de forma a incentivar o diagnóstico precoce.

A doença, que foi descoberta apenas nos anos 1990, é genética, extremamente rara, e apresenta sintomas desde os primeiros meses de vida, como fraqueza muscular, atraso no desenvolvimento e transtornos dos movimentos. Por ser pouco conhecida, ela pode ser facilmente confundida com outras enfermidades mais comuns como a paralisia cerebral, epilepsia ou autismo, o que culmina em um tempo grande, em média de 3 anos, para o diagnóstico correto.

Além de conhecer mais sobre a deficiência de AADCd, quem passar pelo truck poderá tirar fotos com a boneca de pano gigante para compartilhar no Instagram, marcando o perfil @oqueeAADC. Os primeiros 300 participantes terão as fotos repostadas e receberão uma boneca de pano em tamanho normal de brinde.

Saiba mais em: https://oqueeaadc.com.br/

 

Serviço - AADC Truck - Campanha "Dia Mundial da Deficiência de AADC: Conhecimento é nosso beabá"

• Dia 21/10, das 10h às 22h: São Bernardo Plaza Shopping - Av. Rotary, 624 - Centro, São Bernardo do Campo - SP
• Dia 22/10, das 10h às 22h: Mooca Plaza Shopping - R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Vila Prudente - São Paulo - SP
• Dia 23/10, das 10h às 22h: Shopping Metrô Tatuapé - Rua Domingos Agostim, 91 - Cidade Mãe do Céu - São Paulo - SP
• Dia 24/10, das 07h às 19h: Parque Burle Marx - Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Vila Andrade - São Paulo - SP


A importância do planejamento e preparação da empresa para M&A em relação aos fatores critícos de sucesso

No processo inicial e durante a jornada surgem questões como: O que precisa ser feito, de forma prática, no processo de preparação da empresa para venda? Por onde começar? O que é relevante? O que faz uma empresa valer mais? Onde devo concentrar a energia e os esforços? Como identificar o comprador ideal?

Estas dúvidas são as que mais permeiam o momento de discutir sobre a prospecção de um novo sócio para o negócio e sobre  mudanças de rumos estratégicos da companhia. Além do mais, esta decisão, principalmente se for em empresas familiares, significa um processo de desprendimento e carga emocional muito grande e por mais profissional que seja o processo da venda, haverá momentos da negociação em que fatores pessoais, emocionais e diferenças de expectativas entre os sócios podem significar o sucesso ou fracasso da transação.

Portanto, quanto maior for a antecedência para tratar o assunto, melhor será a palatabilidade do tema junto aos fundadores e membros da família. É recomendável que aspectos não financeiros sejam temas prioritários no processo inicial de preparação da empresa para vendas. Questões como sucessão, governança, e a comunicação entre os herdeiros devem ser tratados de uma forma muito madura e transparente. Ainda nesta fase inicial é importante a discussão sobre os aspectos dos motivos da venda da empresa, por mais óbvio que seja; não ter clareza sobre isto, pode acarretar muitos problemas no futuro. Exemplificando, a estratégia e abordagem de mercado na venda da empresa por motivo de aposentadoria ou por falta de sucessor é totalmente diferente da venda por questões de dificuldades financeiras. É muito provável que nos cenários ilustrados os potenciais compradores não sejam os mesmos, assim como as teses de investimentos.

A partir da análise e discussão sobre esses assuntos, certifica-se que todos os envolvidos estejam alinhados às mesmas perspectivas e iniciam-se as análises do processo de venda para os passos seguintes. Este momento é oportuno para definir os objetivos e realizar o planejamento da saída total ou a venda parcial das quotas ou ações da empresa.

Nesta fase inicial de planejamento, é importante definir os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) por ser fundamental para facilitar as ações das etapas seguintes, em que é necessário demonstrar quais  os diferenciais competitivos da empresa e o quanto há de atratividade no investimento. Cada segmento da economia tem suas peculiaridades inerentes ao seu negócio. Todavia, alguns itens são quase universais e devem compor os FCS de qualquer empresa, exemplos: Mercado, Cliente, Equipe e Diferencial Competitivo.

Sobre o mercado é necessário o entendimento profundo de informações sobre o tamanho do segmento em que a empresa atua, quais as barreiras de entrada, pontos fracos e fortes dos concorrentes, nível de inovação do setor e o quanto a empresa está em conformidade com as regulamentações governamentais.

Em relação a clientes, é preciso demonstrar o nível de relacionamento e satisfação, recorrência da carteira conforme modelo de monetização. Importante correlacionar o share da carteira de clientes em relação ao tamanho do mercado porque o futuro comprador, provavelmente, vai querer entender se a empresa está em fase de expansão ou se já está consolidada no mercado.

Sobre Equipe, é necessário manter ou desenvolver uma equipe gerencial que tenha competência e performance de entrega de resultados, independentemente da atuação dos proprietários atuais. Isto fará com que se solidifique o valor da empresa.

Tendo estes pré-requisitos iniciais bem mapeados e devidamente alinhados com sócios, a fase seguinte é mapear no mercado contratado uma empresa de consultoria especializada em M&A que irá intermediar e representar a empresa em todo processo da venda. Ter uma empresa especializada, como assessora financeira, proporciona o benefício de um time de especialistas no assunto e o processo tende a ser mais profissional e imparcial, além de proteger os interesses da empresa filtrando e não expondo os sócios de especulações. Além disso, propicia aos gestores manter o foco no dia-dia da operação da empresa. A partir daí, a jornada está bem traçada e inicia-se o processo na busca de bons negócios! Boa sorte!

 


Moacir Vieira dos Santos - Sócio Fundador Value Group, empresa especialista no setor de fusões e aquisições com negócios realizados no Brasil e exterior Conselheiro de administração de diversos fundos investimentos. Autor do capítulo "Passo a passo de preparação da empresa e expansão" no livro "GBG - Global Business Group".


Qual é a importância da gestão da qualidade para a perpetuidade das empresas?

Em um mercado cada vez mais competitivo e marcado por consumidores exigentes e seletivos, garantir a perpetuidade de um negócio não é uma missão simples. A busca pela satisfação dos clientes, nesse cenário, é a estratégia predominante para que as empresas consigam se destacar e fidelizá-los à sua marca – meta que depende do investimento na gestão da qualidade para uma melhoria constante em toda a companhia.

Todo empreendedor deseja ver seu negócio crescer e prosperar. Nessa busca, é fato que se atualizar frente às tendências do mercado e demandas dos consumidores é a base para qualquer estratégia. A pandemia, como exemplo, é prova clara dessa necessidade, tendo impulsionado a transformação digital nas empresas para que pudessem continuar operando e atendendo seus clientes.

Em resposta à essa mudança, os próprios usuários deram vida ao digital. Segundo um estudo feito pela NZN Intelligence, em 2020, o comércio eletrônico alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano. Muito além de apostar nas ferramentas e sistemas ideais para se adaptarem a esse novo cenário, a gestão da qualidade se tornou parte integrante desta nova era da internet – na qual em meio a tantas opções, o diferencial competitivo se baseia na satisfação de seus clientes por meio da melhoria contínua de seus produtos e serviços.

É muito comum encontrar empreendedores que, erroneamente, acreditam que a qualidade é uma tarefa adicional à empresa, podendo ser deixada em segundo plano. Quando, na verdade, deve ser entendida como o único caminho para o resultado duradouro – aplicada à “forma de fazer” ao trabalho da organização e, não apenas como algo à mais ou sem importância.

A partir dela, a empresa poderá nortear o conjunto sua forma de trabalho com  normas necessárias para promover sua repetibilidade dos bons resultados– ou seja, identificando os padrões que já deram certo e que devem continuar sendo investidos e aperfeiçoados ao longo do tempo. Quando a busca da qualidade e as normas são aplicadas com foco na geração de valor para os clientes, além de conquistarem uma maior satisfação e fidelização, os custos operacionais definitivamente serão reduzidos, graças ao aumento da eficiência nos processos e melhoria na produtividade dos funcionários.

Sua importância e vantagens são tantas que, todo ano, é celebrada a Semana da Qualidade, no mês de novembro, como forma de estimular a discussão sobre o tema. No entanto, muitas empresas a enxergam como uma mera data comemorativa de tabela, sem enxergar seu real propósito.

A gestão da qualidade deve ser uma prática diária em toda organização e, celebrada em sua semana oficial. Com ela, as companhias conquistarão as metas desejadas com maior facilidade e estruturação, levando à otimização dos recursos e esforços e, evitando a comodidade e estagnação do que deu certo até o momento.

 


Jeison Arenhart - fundador da Forlogic, empresa de tecnologia para a qualidade

 

Podcasting: a nova revolução do marketing digital e das mídias sociais?

Desde seu início, que coincide com o começo do novo milênio, o podcast tem sido um formato de áudio que acompanha os consumidores digitais por vários motivos: gratuidade ou baixo custo, portabilidade, automação de download e a grande virtude de poder escolher o assunto que cada pessoa deseja consumir, o que lhe dá maior relevância em relação a outros formatos longos. Sem mencionar que o nível de atenção que requer é relativamente mínimo. Portanto, não é surpreendente que, como qualquer outro produto do ambiente digital, este formato tenha se popularizado em diversas campanhas de marketing digital e redes sociais, servindo como amplificação das mensagens das marcas como parte de suas estratégias abrangentes.

O podcasting tem quatro grandes momentos:

  • Nascimento e rápido posicionamento, de mãos dadas com a popularização da internet;
  • Desaceleração, que coincide com o surgimento das principais redes sociais e o nascimento de novas, assim como o fortalecimento do vídeo como o principal formato online;
  • Renascimento, em que os consumidores estão redescobrindo o formato (ou descobrindo-o pela primeira vez) na busca de conteúdos mais aprofundados, que não só entretém, mas, também servem para explorar tópicos de interesse para eles.  

A experiência na produção e publicação de mais de 500 podcasts me permitiu identificar os pontos-chave que as marcas devem considerar, a fim de contribuir para o sucesso de seus podcasts.

 

Hábitos de consumo em marketing digital e redes sociais

Segundo pesquisadores e demógrafos, o tempo de atenção das gerações mais jovens é reduzido para oito segundos. Uma contradição, tendo em vista que um formato naturalmente longo esteja atualmente desfrutando de um ressurgimento. 

 

O podcast tem construído seu caminho durante todo este tempo para voltar a brilhar no momento mais apropriado: a pandemia. Com isto não pretendo insinuar que o formato reapareceu da emergência sanitária atual, pois já vinha se fortalecendo há alguns anos no ambiente digital. No entanto, é fato que o cansaço visual pelo uso de telas, dado o aumento de horas nas redes sociais, videochamadas, YouTube, TikTok ou mesmo na televisão, deu origem à necessidade de uma pausa ativa, que foi bem capitalizada pelos conteúdos em áudio. 

 

O que começou como tendência está se tornando cada vez mais um padrão que deve ser considerado elemento importante na construção das estratégias de marketing digital e conteúdo das marcas.

 

As marcas que pretendem apostar no formato devem ter em mente as seguintes dicas, a fim de tornar o novo podcast verdadeiramente relevante: escolher um nome curto, atraente e marcante, praticar seu tom de voz e dicção, seguir o roteiro e não improvisar para preencher o tempo, torná-lo dinâmico e evitar silêncios incômodos. 

 

Por que o podcast para uma estratégia de conteúdo e inbound?

Porque há um público cada vez maior - muitos deles jovens - que escolhe este formato. Na verdade, houve um aumento no consumo de podcasts no Brasil: a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Podcasters (abPod) estima que há, atualmente, entre 20 milhões e 34,6 milhões de ouvintes de podcasts no Brasil. No levantamento de 2019 da associação, este número era de 17,3 milhões de ouvintes.

 

Para chegar aos seus consumidores, as marcas devem considerar as vantagens de um podcast em sua estratégia de negócio: criar um podcast é simples e não é muito caro. Compartilhá-lo é ainda mais simples: não são necessários terceiros para isso, pois é possível publicar em seu próprio site ou usar sites como o Soundcloud, por exemplo. Além disso, ele cria comunidade e fidelidade, acompanha as audiências em diferentes momentos do seu dia (na hora do exercício ou do trabalho, por exemplo), atrai tráfego para o site e permite ilimitados assuntos, então, você tem que parar de pensar que "eles não combinam com a minha marca".


Embora tenha todas essas vantagens, é importante não esquecer que um podcast, como o restante da estratégia de conteúdo, tem que ser relevante e útil para a audiência, ou seja, tem que contribuir com algo para sua vida, seja despertando sua curiosidade, trazendo felicidade ou resolvendo um problema. Como tudo, sem um objetivo claro, ele não dará os resultados esperados. Outro aspecto importante a considerar é a consistência na publicação dos áudios e a escolha de um tema que esteja de acordo com os objetivos de comunicação e os valores da marca. Seguindo uma metodologia, para evitar erros, este formato pode trazer muitos benefícios para as marcas.

 


Jesús Barreda - diretor de redes sociais da another

another.co

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Após um ano e meio de pandemia, apenas 6% dos pais consideram manter os filhos no ensino remoto em casa, aponta pesquisa

Levantamento nacional do Instituto Escolas Exponenciais com mais de 500 escolas de 25 estados brasileiros mostra postura amplamente favorável ao retorno das atividades presenciais; pais que pretendem mudar o filho de escola consideram fator financeiro determinante, mesmo que a inadimplência entre as famílias nas instituições tenha reduzido de 22% em 2020 para 10% em 2021

 

A aproximação do final de mais um ano letivo em meio à pandemia da Covid-19 aquece novamente as discussões sobre os modelos de ensino e o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. A volta às aulas presenciais já está sendo obrigatória em alguns estados do Brasil em 2021, causando expectativas sobre qual será o formato de ensino previsto para 2022.

Segundo pesquisa nacional do Instituto Escolas Exponenciais, realizada entre agosto e setembro deste ano com mais de 500 escolas privadas em mais de 200 cidades de 25 estados do Brasil, a taxa média atual de ocupação nas salas de aula é de 63%, mostrando uma adesão da maioria dos alunos do Ensino Infantil ao Médio quanto ao retorno das atividades presenciais. Para o próximo ano, 94% dos pais querem que os filhos retornem às aulas presenciais. Os outros 6% afirmam que optariam por manter os filhos em casa se o ensino híbrido ainda for mantido.

 

Para as instituições de ensino, a continuidade do ensino híbrido para o próximo ano divide opiniões. O estudo mostra que 53% dos diretores escolares veem a possibilidade como uma oportunidade, enquanto 47% a consideram um desafio.


Proatividade e bom desempenho na pandemia fidelizaram famílias

No entanto, independentemente do modelo de ensino que irá vigorar no próximo ano letivo, a fidelização de famílias e alunos no ano de 2021 gerou impacto nas matrículas e rematrículas para 2022. Apenas 21% dos pais têm a intenção de mudar o filho de escola. O dado reforça o reconhecimento com relação ao trabalho desempenhado pelas instituições no último ano, cuja pontuação de Net Promoter Score (NPS) saltou de 59 pontos em 2020 para 74 em 2021.

As razões que mais aparecem na decisão dos pais em manter o filho na escola atual é o cuidado, atenção pessoal com o aluno e relacionamento próximo entre a comunidade escolar (47%) e a qualidade na formação acadêmica dos alunos e da equipe pedagógica (46%).

 

Impacto financeiro é fator determinante para a escolha da escola

Uma a cada 10 famílias entre os que pretendem buscar uma nova instituição de ensino para os filhos tomou essa decisão em decorrência de dificuldades financeiras. O estudo revela que 41% desses pais irão buscar escolas com mensalidades mais baratas e 40% pretendem negociar o valor da mensalidade na escola atual.

De maneira geral, localização entre casa, trabalho e escola, o relacionamento com os profissionais que atuam diretamente com as crianças e o tratamento impessoal ou falta de atenção com os filhos também aparecem como fatores responsáveis pela escolha dos pais e responsáveis em buscar uma nova instituição de ensino.

As instituições de ensino afirmaram ainda que problemas financeiros dos pais geraram a maior parte da perda de alunos ao longo do último ano, representando 56%, mesmo que a perda tenha sido relativamente baixa – 39% das escolas relataram redução de matrículas. No entanto, a inadimplência foi considerada um problema significativo por 40% das escolas.

Entretanto, a inadimplência entre as famílias nas escolas reduziu de 22% em 2020 para 10% em 2021, revelando uma melhora essencial para a continuidade das atividades de muitas instituições que passaram por dificuldades desde o início da pandemia.

Vahid Sherafat, CEO do Instituto Escolas Exponenciais e Coordenador da pesquisa, explica que os dados visam entender a forma em que a educação está se adaptando às necessidades atuais da sociedade. “Acredito que as percepções descobertas nessa pesquisa vêm num momento em que todas as atenções estão voltadas para a área da educação. O estudo nos dá informações atuais e precisas para dar base à novas iniciativas, projetos e investimentos. Sem dúvida, a área da educação foi profundamente afetada nos últimos meses e é essencial entendermos onde estamos e para onde devemos seguir a partir de agora”, completa.

 


Escolas Exponenciais


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