Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA?

Mais comum que o câncer, ela pode afetar metade dos homens acima dos 50 anos

 

Neste Novembro Azul, mês de conscientização sobre saúde masculina, a Adium alerta para a hiperplasia prostática benigna (HPB). A condição chega a ser mais comum que o câncer, provocando sintomas relevantes. Ela pode afetar até metade dos homens com mais de 50 anos. 

A HPB acontece quando a próstata aumenta de tamanho por causa de alterações hormonais, comprimindo a uretra e dificultando a saída da urina 1,2 . O resultado? Desconforto, idas frequentes ao banheiro e aquela sensação incômoda de que a bexiga nunca está completamente vazia. 

E para entender melhor essa condição, separamos cinco curiosidades sobre a HPB:

  • É mais comum que o câncer de próstata. Enquanto o câncer atinge 1 em cada 8 homens3, a HPB afeta 50% dos homens a partir dos 50 anos — e pode chegar a 80% após os 904.
  • HPB não vira câncer. Apesar de envolver a multiplicação de células da próstata1, o crescimento é benigno e não tem relação com o câncer5.
  • Não causa impotência. A próstata está ligada à ejaculação, mas não à ereção6. Ou seja, um problema não leva necessariamente ao outro.
  • O tratamento vai muito além da cirurgia. Há opções como eletrovaporização, medicações (alfa bloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase) e procedimentos menos invasivos1.
  • Diagnóstico tardio. Muitos homens adiam a busca por atendimento médico e cedem por pressão familiar. Com isso, o diagnóstico de muitas enfermidades ocorre tardiamente, incluindo os casos de HPB7.

Nesse contexto, a farmacêutica Adium, presente em 18 países da América Latina, oferece alternativas medicamentosas para quem enfrenta os sintomas da HPB. Entre elas:

  • Tamsulon® (cloridrato de tansulosina): indicado para reduzir a tensão da próstata e da uretra, facilitando a saída da urina. Seu efeito começa entre 4 e 8 horas após a administração⁸.
  • Dutam® (dutasterida + cloridrato de tansulosina): combina dois mecanismos de ação para aliviar sintomas, reduzir o volume da próstata, melhorar o fluxo urinário e diminuir o risco de retenção urinária e de cirurgia relacionada à HPB⁹.
     


Ádium


REFERÊNCIAS:

¹ Hiperplasia benigna da próstata - Glossário de Saúde do Einstein - Link

2Hiperplasia prostática benigna (HPB) - Link

3 Estatísticas Essenciais sobre o Câncer de Próstata - Link

4 HPB afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos – Link

5 Câncer de próstata e hiperplasia prostática - Link

6Próstata Aumentada pode Causar Disfunção Eréctil (Impotência Sexual)? - Link

7Saúde do homem: cuidado e prevenção devem ser feitos em todas as fases da vida - Link.

⁸Ádio. Tamsulon (cloridrato de tansulosina). Bula - Link

⁹Adium. Dutam (dutasterida + cloridrato de tansulosina). Bula - Link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados