Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Novembro Azul: mais de 95% dos casos de câncer de próstata podem ser curados com diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico

Segundo urologista da Casa de Saúde São José, homens com fatores de risco devem iniciar os exames de rotina a partir dos 45 anos

 

Quase um terço dos diagnósticos oncológicos masculinos é de câncer de próstata, revelam dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O tipo mais comum de câncer entre o sexo masculino mata 48 homens por dia somente no Brasil, segundo números de 2024 da Sociedade Brasileira de Urologia. Apesar disso, a doença ainda é um tabu no país e, por isso, a campanha de novembro azul se mostra fundamental na conscientização e prevenção das doenças urológicas, em especial o câncer de próstata. 

Isso se deve a uma das principais formas de rastreio da doença: o toque retal, exame físico realizado por urologista ou proctologista que é rápido e indolor, durando de 3 a 15 segundos. O exame de rotina é fundamental, já que, no início, o câncer de próstata não apresenta sintomas, explica o Dr. Raphael Feres, urologista da Casa de Saúde São José. 

“A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens que possuem histórico familiar da doença e homens negros, que têm maiores chances genéticas de desenvolvimento do câncer de próstata, realizem os exames de rotina após os 45 anos. Os demais devem iniciar aos 50 anos”, explica o Dr. Raphael. Outros fatores de risco incluem sedentarismo, obesidade, alimentação rica em gorduras, tabagismo e consumo excessivo de álcool. 

Além do toque retal, é recomendada também a realização rotineira da dosagem do PSA (antígeno prostático específico), proteína produzida pela próstata que se estiver em níveis elevados pode indicar o câncer. “Em alguns casos específicos, completamos a avaliação com ressonância magnética da próstata”, completa o médico.

Já em relação ao tratamento, tudo depende se o câncer está restrito ou não à próstata – glândula do sistema reprodutor masculino que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra. Com o diagnóstico precoce desses casos, o tratamento preconizado é a remoção cirúrgica da próstata, com índices de cura superiores a 95%. Em outros casos, a radioterapia pode ser indicada, caso o paciente tenha alguma contraindicação para o procedimento cirúrgico. Outras opções de tratamento são a hormonioterapia ou quimioterapia, que visam frear a evolução do câncer. 

“A Casa de Saúde São José é o único hospital do Rio de Janeiro que dispõe de duas plataformas robóticas para oferecer o que há de melhor para a abordagem cirúrgica do câncer de próstata. Além disso, a parceria do hospital com a Oncoclínicas permite a inserção do paciente em uma linha de cuidados multidisciplinar, onde há o acompanhamento contínuo por oncologistas, urologistas, radio-oncologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros, possibilitando um tratamento completo para todas as necessidades dos pacientes”, conclui o urologista da Casa de Saúde São José.



Casa de Saúde São José
Saiba mais em: Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados