Pesquisar no Blog

sábado, 1 de novembro de 2025

Muito tempo de tela, pouco esporte entre jovens brasileiros

Levantamento da YouGov indica queda no interesse por esportes e preocupação com o uso excessivo das redes sociais

 

Um novo levantamento da YouGov, multinacional referência em pesquisa de consumo online, revela uma mudança significativa nos hábitos da juventude brasileira: há menos interesse em esportes e mais tempo diante das telas. Segundo dados baseados na ferramenta YouGov Profiles Brasil, 59,77% dos brasileiros entrevistados concordam que as crianças têm hoje menos interesse em praticar esportes, o que representa cerca de 88 milhões de pessoas. 

A percepção se reflete na prática: apenas 12,04% dos pais ou responsáveis afirmam que seus filhos participam de esportes coletivos como atividade extracurricular, enquanto 9,39% dizem que as crianças não realizam nenhuma atividade fora da escola. Entre os jovens adultos de 18 a 24 anos, faixa etária que acabou de deixar a adolescência, 67,66% afirmam se preocupar com o tempo que passam em redes sociais, o equivalente a mais de 15 milhões de pessoas. 

O conjunto de dados aponta para um ambiente em que o tempo de tela se sobrepõe ao espaço para atividades físicas e sociais presenciais. "Os números mostram um descompasso entre a percepção de desinteresse e a efetiva participação em esportes", afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov para América Latina. Para ele, esse cenário descrito pelos dados pode ajudar famílias, escolas e gestores públicos a agirem juntos para reequilibrarem essa rotina das crianças. 

Os dados, coletados pela ferramenta YouGov Profiles Brasil, são provenientes de amostras nacionalmente representativas e permitem estimativas populacionais detalhadas sobre hábitos e atitudes dos brasileiros. O levantamento reforça a necessidade de atenção de educadores e formuladores de políticas públicas sobre os efeitos do tempo de tela na infância e adolescência – tema que, também de acordo com pesquisas da YouGov, tende a ganhar ainda mais relevância com a digitalização crescente da rotina familiar e escolar. 


Metodologia   

A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados