Levantamento da YouGov indica queda no interesse por
esportes e preocupação com o uso excessivo das redes sociais
Um novo
levantamento da YouGov, multinacional referência em pesquisa de consumo online,
revela uma mudança significativa nos hábitos da juventude brasileira: há menos
interesse em esportes e mais tempo diante das telas. Segundo dados baseados na
ferramenta YouGov Profiles Brasil, 59,77% dos brasileiros entrevistados
concordam que as crianças têm hoje menos interesse em praticar esportes, o que
representa cerca de 88 milhões de pessoas.
A percepção se
reflete na prática: apenas 12,04% dos pais ou responsáveis afirmam que seus
filhos participam de esportes coletivos como atividade extracurricular,
enquanto 9,39% dizem que as crianças não realizam nenhuma atividade fora da
escola. Entre os jovens adultos de 18 a 24 anos, faixa etária que acabou de
deixar a adolescência, 67,66% afirmam se preocupar com o tempo que passam em
redes sociais, o equivalente a mais de 15 milhões de pessoas.
O conjunto de
dados aponta para um ambiente em que o tempo de tela se sobrepõe ao espaço para
atividades físicas e sociais presenciais. "Os números mostram um
descompasso entre a percepção de desinteresse e a efetiva participação em
esportes", afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov para América
Latina. Para ele, esse cenário descrito pelos dados pode ajudar famílias,
escolas e gestores públicos a agirem juntos para reequilibrarem essa rotina das
crianças.
Os dados, coletados pela ferramenta YouGov Profiles Brasil, são provenientes de amostras nacionalmente representativas e permitem estimativas populacionais detalhadas sobre hábitos e atitudes dos brasileiros. O levantamento reforça a necessidade de atenção de educadores e formuladores de políticas públicas sobre os efeitos do tempo de tela na infância e adolescência – tema que, também de acordo com pesquisas da YouGov, tende a ganhar ainda mais relevância com a digitalização crescente da rotina familiar e escolar.
Metodologia
A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises.
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