As redes sociais se consolidaram como motores de consumo. Segundo
a pesquisa Ecommerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com a
Opinion Box, 58% dos brasileiros pesquisam produtos nessas plataformas e 71% já
compraram após ver anúncios.
O Instagram lidera, concentrando 75% das pesquisas e 55% das
compras, seguido por YouTube e TikTok. A influência dos criadores também
cresce: 42% dos consumidores já compraram por indicação, especialmente entre
jovens e mulheres. Confira a pesquisa aqui.
Em 2024, o TikTok Shop movimentou 33,2 bilhões de dólares em
vendas globais, quase o triplo do GMV atingido em 2023, de acordo com balanço
da própria companhia. Segundo relatório do Santander, a plataforma pode chegar
a um volume de vendas de 39 bilhões no mundo, impulsionada por sua chegada no
Brasil, neste ano, onde pode capturar de 5% a 9% do comércio eletrônico
nacional.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra da LWSA, 4 em cada
10 consumidores pretendem buscar promoções e recomendações da Black Friday
diretamente nas redes sociais, com destaque para TikTok e Instagram. O estudo
mostra ainda que 10,1% dos brasileiros já realizaram compras via TikTok Shop.
As redes se tornaram as novas vitrines do consumo digital, onde marcas e
criadores dividem o mesmo palco e o mesmo carrinho.
* O E-commerce Trends 2026 ouviu mais de 2000 consumidores, com
idade acima de 18 anos, sendo de diferentes regiões, classes sociais e faixas
etárias. Todos os entrevistados realizaram pelo menos uma compra nos últimos 6
meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
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