Com o mesmo propósito, empresas vêm se destacando com ações voltadas à valorização e ao respeito com a população 50+
Os números são alarmantes. Somente em 2024, o Disque Denúncia
recebeu quase 180 mil ligações de violência contra idosos. Os dados geram um
alerta: é preciso estar atento a essa parcela da população e criar mecanismos
de valorização social. Como um reforço à causa, nasceu o Junho Violeta,
campanha promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que
fortalece a mobilização contra diferentes formas de violência—desde negligência
e abuso financeiro até agressões físicas e psicológicas—e destaca o papel
fundamental da família, da comunidade e da sociedade na construção de um
ambiente mais seguro e inclusivo para essa população.
Além da conscientização, a promoção de ações
concretas voltadas à qualidade de vida e autonomia financeira dos idosos é
fundamental para minimizar sua vulnerabilidade. Com o avanço da economia
prateada, que deve movimentar cerca de R$ 3,8 trilhões nos próximos 20 anos,
segundo dados da pesquisa da Data8, os idosos tornaram-se um público
estratégico, impulsionando diversos setores. A oferta de serviços voltados para
esse público também é uma forma de atendê-los em suas necessidades, minimizando
possíveis violências geradas pelo etarismo.
Com o envelhecimento da população, cada vez mais empresas têm
olhado para as necessidades e vontades desse público, com serviços
personalizados em diversos setores. Há anos, o Banco Mercantil investiu em um
reposicionamento de mercado e passou a se especializar no atendimento ao
público 50+, investindo em soluções, iniciativas e serviços personalizados,
garantindo que seus clientes possam usufruir de estabilidade e proteção
financeira.
“O Mercantil tem o compromisso de oferecer não apenas
um atendimento especializado para o público 50+, mas também de atuar de forma
ativa na valorização e proteção dessa geração. Nosso objetivo é promover a
inclusão financeira e garantir que nossos clientes tenham o respeito e a
valorização que merecem”, afirma Bruno Simão, vice-presidente de Clientes,
Crescimento e Marketing do Banco Mercantil.
Apoio da Instituição
Além de oferecer um atendimento especializado para o
público 50+, o Banco Mercantil patrocina e fomenta iniciativas que promovam a
valorização da pessoa idosa. O Festival Sabiá, realizado anualmente em Belo
Horizonte, celebra e prioriza artistas 50+, promovendo uma programação cultural
rica e inclusiva. A valorização desse público também está presente no Prêmio Mercantil
de Jornalismo, uma iniciativa que, há 3 anos, reconhece e premia reportagens
voltadas ao público 50+, incentivando a produção de conteúdos relevantes e
ampliando a visibilidade desse segmento na imprensa. Paralelamente, o banco
realiza campanhas de educação financeira, com foco na prevenção de golpes e no
fortalecimento da autonomia dos idosos na gestão de seus recursos.
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