Plataformas
de dados e IA, serviços logísticos e meios de pagamento são algumas das citadas
Dia 27 de junho é comemorado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o intuito de reconhecer a importância dessas companhias na economia global. De acordo com o Sebrae, o primeiro trimestre de 2025 foi um marco para os pequenos negócios no Brasil, já que o volume de MEIs registrados no país cresceu 35% em comparação com o mesmo período de 2024 e o das micro e pequenas empresas, 28%. Ainda nessa linha, o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) projeta um crescimento de 1,3% para as PMEs durante 2025.
Pensando
neste setor relevante da economia, organizações oferecem soluções estratégicas
para impulsionar as PMEs, apoiando-as no desenvolvimento, coleta de dados,
logística e até na melhoria da inovação dessas companhias. São elas:
- Plataforma que otimiza a
operação de dados
A Nekt é uma
plataforma de dados e IA que simplifica o acesso e uso dessas informações para
empresas em crescimento. As PMEs usam essas soluções para centralizar dados de
diferentes fontes, organizá-los na sua própria nuvem e rodar transformações que
vão de consolidações a análises avançadas com modelos de inteligência
artificial e algoritmos preditivos. Com abordagem mais pragmática, a Nekt reduz
drasticamente o tempo e o custo para estruturar, operar e escalar dados. Além
disso, armazena e processa tudo diretamente na nuvem dos clientes, garantindo
segurança, controle e eficiência. A companhia oferece interfaces simples para
times de negócio — como produto, marketing, finanças e operações —, sem abrir
mão do controle avançado que as equipes de engenharia precisam.
2.
Prevenção de
fraudes digitais
Um
problema de pequenas e médias empresas, principalmente de e-commerce e varejo,
é a constante ameaça a fraudes digitais. “É necessário que qualquer negócio
on-line invista em autenticação por meio de tecnologia e de duplo fator. Ainda
mais em períodos de muita venda, é essencial que empresas e consumidores
estejam atentos”, opina Thiago Bertacchini, Head de Vendas da Nethone. A
empresa é aliada na prevenção de fraudes digitais para organizações. Utilizando
a tecnologia própria para analisar mais de 5 mil dados comportamentais de
usuários e evitar fraudes digitais, a companhia previne cerca de 95.3% das
possibilidades de crimes cibernéticos e sendo a maior aliada de organizações do
sistema financeiro.
3.
Integração
logística
Outro
ponto importante das empresas é contar com uma logística eficiente e integrada.
Para isso, a nstech é a maior empresa de software para
supply chain da América Latina e reúne mais de 100 soluções no setor, dentre
elas estão gestão, roteirização, otimização e orquestração de rotas de entrega.
Centrada na resolução das dores de negócios atuais e futuras de todos os elos
da cadeia, a nstech oferece tecnologias completas e modulares para que os
clientes possam evoluir seus negócios, fazer entregas eficientes e impactar a
sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos. A empresa é pioneira
no conceito de “Logistics Advantage”, que consiste em enxergar a cadeia
logística de forma integrada e linear e como força motriz para ser enxergada
como vantagem competitiva nas empresas.
4.
Conformidade e
transformação digital empresarial
Ao
oferecer soluções para a gestão de conformidade, inovação e transformação
digital para empresas de diversos tamanhos e segmentos, a SoftExpert une
serviços voltados para a otimização de gestão e processos em um único contrato,
atribuindo eficiência, agilidade e economia a seus clientes. O software da
empresa ajuda as marcas a atingirem uma margem competitiva frente ao mercado
por meio de processos de gestão reproduzíveis e previsíveis e pela atuação em
conformidade com normas envolvendo pessoas, departamentos, unidades de
negócios, clientes e fornecedores.
5.
Marketing e
comunicação sob medida para PMEs
Entre
as empresas que têm ganhado destaque no apoio ao crescimento das PMEs está a Cubo Comunicação, hub phygital de marketing e comunicação com presença no
Brasil e na América Latina. Fundada em 2016 por Carolina Fernandes, a Cubo se
consolidou pela entrega de soluções personalizadas e estratégicas, com foco em
performance e uma operação integrada que abrange branding, redes sociais,
campanhas digitais, produção de conteúdo e eventos. Para ampliar seu alcance
junto a micro e pequenas empresas, a agência lançou a Incubadora Digital,
um spin-off com pacotes simplificados de gestão de redes sociais, voltados a
negócios que ainda não têm estrutura ou orçamento para uma agência completa. A
proposta é oferecer uma porta de entrada acessível e eficiente, mantendo a
metodologia da Cubo em uma versão mais enxuta e voltada à realidade de quem
está começando.
6.
Dados e
digitalização para impulsionar vendas
Para
apoiar PMEs no uso estratégico de informações, a Cielo, referência em meios de
pagamento, oferece o Cielo Farol, solução que permite ao empreendedor analisar o desempenho
do seu negócio e compará-lo com empresas similares, respeitando sempre o sigilo
dos dados. A ferramenta disponibiliza indicadores como faturamento, ticket
médio, frequência de compras, perfil de consumo e horários de pico, auxiliando
na tomada de decisões mais assertivas sobre promoções, fidelização e gestão de
equipe. Além disso, para quem deseja vender online de forma simples e sem a
necessidade de site ou maquininha, a Cielo também oferece o Link de Pagamento, que permite criar links de cobrança diretamente pelo app
ou site da Cielo e compartilhá-los por canais como WhatsApp, Instagram,
Facebook, e-mail ou SMS. Dessa forma, o empreendedor amplia suas oportunidades
de negócio com agilidade, praticidade e segurança, alcançando mais clientes e
promovendo o crescimento das vendas remotas.
7.
Programa de
benefícios sustentáveis
Como a
primeira Green Loyalty Tech do Brasil, a Prospera atua ativamente na
transformação de hábitos de consumo de energia. Um de seus projetos voltados
para PMEs é o Assinatura Verde — uma solução que viabiliza a compensação de
energia por meio da rede elétrica, oferecendo descontos na conta de luz com
acúmulo de Pontos ECOA, a moeda digital verde da plataforma. A iniciativa
permite que negócios de diversos setores tenham acesso à energia solar sem a
necessidade de investir em infraestrutura própria, a partir da geração de uma
rede de apoio que conta com mais de 20 usinas associadas. Dessa forma, a
Prospera promove e incentiva o uso de fontes renováveis por meio de um programa
de fidelização, reforçando a importância de um consumo ambientalmente
responsável, alinhado à transição energética e ao desenvolvimento de uma nova
economia.
8.
Soluções em
avaliação psicológica para gestão de pessoas
Com
quase 50 anos no mercado, a Vetor Editora, empresa parte do grupo Giunti
Psychometrics, se destaca ao oferecer soluções inovadoras na área de avaliação
psicológica e gestão de pessoas. Com um portfólio robusto de testes
psicológicos validados cientificamente, a Vetor auxilia empresas na
identificação de perfis comportamentais, habilidades cognitivas e
características de personalidade dos colaboradores. Essa prática contribui
diretamente para melhorar os processos de recrutamento, desenvolvimento e
retenção de talentos, reduzindo custos com turnover e aumentando a eficiência
das equipes.
9.
Mentorias que
impulsionam o empreendedorismo feminino
A Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino (EBEM) tem como missão fortalecer o protagonismo das
mulheres no mundo dos negócios, oferecendo suporte estratégico por meio de
mentorias especializadas para empresárias de diferentes segmentos. As
orientações, conduzidas por profissionais com ampla vivência no mercado,
abordam desde a estruturação do negócio até estratégias de crescimento e
inovação, adaptadas às particularidades de cada nicho. Liderada por Tatyane
Luncah, CEO com mais de 24 anos de experiência como empresária, a EBEM conta
com uma metodologia prática e acessível, e contribui diretamente para a
sustentação e expansão de micro e pequenas empresas lideradas por mulheres,
promovendo uma rede de apoio colaborativa, que incentiva o empoderamento
econômico feminino e a geração de impacto social positivo.
10.
Ponte entre
startups, investidores e capacitação
Reconhecida
como uma das principais entidades de fomento ao ecossistema de inovação no
Brasil, a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) atua como
intermediadora entre startups, investidores, grandes empresas e o governo,
facilitando conexões estratégicas que viabilizam o crescimento sustentável
desses negócios. Além disso, a entidade investe fortemente em programas de
capacitação e educação empreendedora, como o EducaOn, mentorias realizadas pela
associação que oferecem trilhas de aprendizado para empreendedores em diferentes
estágios da jornada. Por meio desses recursos, a Abstartups ajuda PMEs de base
tecnológica a profissionalizarem seus modelos de negócio, ampliarem sua rede de
contatos e conquistarem mais espaço no mercado nacional e internacional.
11.
Solução de
pagamento para vendas rápidas
A Transfeera, uma
empresa da PayRetailers, fintech especializada em soluções de pagamentos para
empresas, possui em seu escopo o link de pagamentos, solução com opção de
boleto, Pix e cartão de crédito. Voltado principalmente para PMEs, o link é
especialmente útil para vendas rápidas, promoções, cobranças individuais e para
quem deseja vender pelas redes sociais ou WhatsApp. A solução oferece
simplicidade e segurança em transações financeiras, o que elimina a necessidade
de integrações complexas ou máquinas. Essa funcionalidade se tornou ainda mais
relevante no contexto pós-pandemia, em que o e-commerce e as vendas digitais
cresceram exponencialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário