Levantamento revela como brasileiros de diferentes perfis planejam equilibrar sonho da viagem com decisões mais estratégicas de orçamento esse ano
Viajar continua sendo uma prioridade para grande
parte da população brasileira, que demonstra entusiasmo em investir mais em
experiências de lazer nos próximos meses. De acordo com uma nova pesquisa da
Booking.com — uma das maiores empresas de reserva de hotéis, aluguel de
temporada, voos e outros serviços de turismo —, cerca de três em
cada cinco brasileiros (61%) pretendem gastar mais com viagens de lazer em 2025,
especialmente entre integrantes da Geração Z (64%) e Millennials (63%),
comparado ao ano passado. O estudo traz dados inéditos sobre comportamento por
faixa etária e gênero, além de apontar o que os brasileiros estão dispostos a
cortar — e o que não abrem mão de manter.
Entre os viajantes do Brasil que têm intenção de
aumentar o orçamento, 43% afirmam que manterão o padrão de viagens realizadas
em 2024, reconhecendo que os custos estão mais altos. Outros 39% querem
conhecer destinos mais distantes, e 37% pretendem estender o tempo fora de
casa. Gastar mais durante a viagem (com atividades, alimentação, entre outros)
é o plano de mais de um terço deles (36%), principalmente entre a Geração Z
(41%). Já um número parecido (35%) quer aumentar o número de viagens
realizadas, com destaque para as mulheres (39%).
Em contrapartida, apenas um em cada dez turistas do
país (13%) deve reduzir os gastos com viagens esse ano – e, para isso,
estratégias como viajar na baixa temporada (39%) e planejar com mais
antecedência para conseguir um preço melhor (38%) aparecem como alternativas
viáveis.
Apesar da forte intenção de manter as viagens nos
planos, preocupações relacionadas ao orçamento seguem relevantes. Entre os principais
receios estão extrapolar os gastos planejados (41%) – em
especial entre a Geração X (45%) – e perceber que a experiência não valeu o
valor investido (30%), com maior incidência entre viajantes da Geração Z (36%)
e mulheres (34%).
Em meio a preocupações com orçamento, programas de
fidelidade ganham ainda mais relevância: para dois terços dos brasileiros
(67%), o ideal é contar com recompensas e descontos imediatos – uma preferência
ainda mais expressiva entre homens (69%) e Millennials (71%). Além disso, 60% dos
entrevistados afirmam que planejam participar de algum programa de fidelidade
em 2025, com destaque para os Millennials (65%).
“Os dados mostram que, mesmo com maior atenção ao
bolso, o desejo de explorar o mundo segue vivo entre os brasileiros. Ao mesmo
tempo em que buscam ofertas e formas de economizar, também valorizam serviços
que ofereçam vantagens concretas e imediatas”, afirma Nelson Benavides, Gerente
Regional da Booking.com no Brasil. “É por isso que o programa Genius, da
Booking.com, é uma ótima ferramenta para ajudar os viajantes a economizarem em
suas viagens, oferecendo benefícios como descontos em acomodações e aluguel de
carros, upgrades e café da manhã gratuitos”.
Viajando mais, gastando melhor
Para três quartos dos brasileiros (76%), o fator
decisivo na escolha do próximo destino é o bom custo-benefício.
A tendência se mostra ainda mais forte entre mulheres (80%) do que entre homens
(71%), e se reflete no tipo de acomodação buscada: para mais da metade (59%), a
disponibilidade de estadias econômicas são um elemento importante para optar
por um destino, percentual que sobe para 63% entre mulheres. Ainda assim, muitos
seguem dispostos a investir em confortos extras: um em cada três brasileiros
(33%) considera opções de acomodações de luxo para tomar sua decisão, com leve
destaque entre os Millennials (36%).
Quando decidem investir em pequenos luxos durante a
viagem, os brasileiros apontam as acomodações
como principal prioridade (63%), com destaque entre mulheres
(66%) e Millennials (65%). Restaurantes (60%) e compras (39%) — principalmente
entre a Geração Z (42%) e homens (40%) — também estão entre os itens que mais
motivam um gasto fora do planejado.
A busca por eficiência também está impulsionando o
uso da inteligência artificial: entre os 66% dos brasileiros que pretendem
utilizar ferramentas de IA para planejar suas viagens em 2025, quase
metade (48%) esperam receber informações relevantes para economizar, com maior
adesão entre homens (49%) e integrantes da Geração X (49%).
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.
Booking.com
Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais


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