Fazer
o negócio migrar para o digital: o grande desafio do segmento
A chegada da pandemia pegou o segmento de materiais de construção um tanto despreparado para lidar com a realidade virtual.
Com mais
de 140 mil estabelecimentos espalhados pelo Brasil, o varejo de material de
construção é formado, em sua maioria, por pequenos negócios com baixíssimo grau
de digitalização, perfil de gestão familiar, fundamentado na indicação e no
relacionamento pessoal do dono da loja com seus clientes.
Uma
pesquisa* realizada entre julho e agosto de 2020 pela Oficina de Estratégia
apontou que 28% dos consumidores que compraram material de construção durante o
período de isolamento social optaram pelo canal online, por meio de lojas
virtuais e de ecommerce. 46% dos consumidores preferiram manter suas compras
presencialmente e o restante utilizou o whatsapp e o telefone da loja como meio
para realizar suas aquisições.
O alto
índice de compras presenciais na categoria evidencia a preferência pelo
deslocamento até a loja de material de construção, mesmo com todas as
restrições impostas pelo isolamento social, e indica a dificuldade do uso de
canais digitais no segmento.
Já na
pesquisa** realizada com os pequenos varejos de material de construção em
São Paulo, no mesmo período, a preferência do cliente pelo atendimento via
whatsapp e telefone merece destaque. 75% dos varejista indicam o whatsapp como
canal de preferência de seus clientes durante a pandemia, 68% indicam o contato
telefônico e 41% a preferencia pela continuidade do atendimento presencial na
loja.
Na
ausência de soluções virtuais que gerem uma experiência de compra próxima à
presencial, o whatsapp acaba se tornando um boa opção para o lojista, uma vez
que não exige altos investimentos e treinamento da equipe. Mas será que oferece
a melhor experiência de compra para o consumidor?
Podemos
afirmar que a pandemia deixou evidente a dificuldade do segmento na oferta de
soluções virtuais de atendimento ao consumidor. A transformação digital
certamente será pauta para a cadeia de material de construção nos próximos anos
e pode redefinir o cenário competitivo. Quem serão os protagonistas e
visionários? E quem serão os seguidores?
* Pesquisa
“Você, sua casa e a pandemia”, realizada pela Oficina da Estratégia entre julho
e agosto de 2020 (250 consumidores: 72% moradores da cidade de São Paulo; 80%
entre 30 e 60 anos; 86% entre dois a quatro moradores na mesma casa)
**
Pesquisa “Lojas de Material de Construção e a pandemia”. (100 donos de lojas de
material de construção de São Paulo).
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