Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Crianças com TEA: estímulo de habilidades funcionais

O ensino de habilidades funcionais garantem mais autonomia e independência para as pessoas com TEA ou T21 (Síndrome de Down). E, mesmo com mais tempo em casa, é fundamental manter o incentivo a essas práticas na rotina com o objetivo de estimular o desenvolvimento. A neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto destaca que o ensino de tarefas básicas do dia a dia, como vestir-se, tomar banho, escovar os dentes, alimentar-se, calçar-se podem ser um grande desafio para as crianças com atraso no desenvolvimento e, por isso, são habilidades muito importantes de serem ensinadas. Abaixo, ela cita algumas dicas para manter esse estímulo:


🧩 Fazer levantamento do repertório das habilidades


🧩 Identificar o que já sabe fazer e que ainda precisa aprender


🧩 Montar programas de ensinos específicos através do encadeamento de respostas


🧩 Fornecer ajuda, quando necessário


🧩 Dividir uma tarefa maior em tarefas menores


🧩 Manter a pessoa motivada a conquistar autonomia e independência


🧩 Elogiar as conquistas


Que atividades devem ser realizadas? Bárbara indica abaixo:

1. LEITURA: Que tal escolherem um livro que a criança goste e criar uma contação de história especial? Use fantoches, crie personagens, ele vai adorar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. COLE OS GRÃOS: É hora de pegar um punhadinho de feijão, milho e macarrão. Em uma folha desenhe algumas formas e peça para seu filho colar os grãos, no fim peça para que ele remova e separe os grãos por tipo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. NÃO DEIXE A BEXIGA CAIR: Pegue um cobertor da família, encha alguns balões cada integrante da brincadeira fica responsável por uma ponta do pano. O objetivo é não deixá-las escapar enquanto tentam jogá-las para cima.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. PESCARIA EM CASA: Pegue uma bacia com água e cubos de gelo, coloque o gelo na bacia e peça para seu filho ou filha pescá-los com uma colher no menor tempo possível, dê um prêmio simbólico para quem conseguir pescar mais rápido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. MASSINHA CASEIRA: Quem não gosta de massinha de modelar? Faça em casa e crie formas. Você vai precisar de 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de chá de sal, corante alimentício ou um pacote de suco para dar cor, +-1/4 de xícara de água, 1 colher de sopa de óleo. Misture os ingredientes secos e depois coloque os líquidos aos poucos até ficar uma massa homogênea.


6. HABILIDADES FUNCIONAIS: Estimule atividades como abrir e fechar zíperes, abotoar e desabotoar camisas, amarrar laços nos tênis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados