Pesquisar no Blog

domingo, 13 de setembro de 2020

Ansiedade e alimentação: o que esses dois atos têm em comum?

Dr. Paulo Lessa comenta sobre a ansiedade alimentar que muitos abraçaram durante o isolamento social.


O Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9% da população, sofrem de algum transtorno de ansiedade. Além disso, nos últimos dez anos, o índice de obesidade entre os brasileiros aumentou 60%, segundo a pesquisa Vigitel, feita pelo Ministério da Saúde.

O problema atinge tanto homens quanto mulheres e é mais frequente a partir dos 25 anos. Dessa forma, não é difícil imaginar que a ansiedade e a obesidade estão interligadas. Você se considera uma pessoa ansiosa? Olha, já parou para pensar o quanto este sentimento pode estar prejudicando seu processo de emagrecimento?

Segundo Dr. Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa, a ansiedade provoca alterações na sua produção hormonal, afetando drasticamente o processo de emagrecimento. “Se você vive ansioso, seu organismo produz uma quantidade elevada de Cortisol, hormônio que, em excesso, impede o emagrecimento”, explica.

Em alguns casos, a ansiedade também pode influenciar no seu sono, o que é possível trazer uma queda aos níveis de Serotonina, hormônio responsável pelo bom humor e bem estar e altera os níveis de Leptina, hormônio que ajuda na saciedade. “Quando esses dois hormônios estão baixos, pode aumentar as chances de uma possível compulsão alimentar, o que pode acarretar a obesidade”, revela o médico.

Vale lembrar que disbiose intestinal, deficiências de certos nutrientes e algumas outras alterações hormonais podem levar a uma ansiedade exarcebada e consequentemente a uma queda do metabolismo, dificultando com isso a perda de peso. “Procure um médico que entenda do assunto e que tenha uma equipe multidisciplinar para poder te ajudar da melhor forma possível”, finaliza.

 



Dr. Paulo Lessa - capixaba e especialista em saúde e qualidade de vida. Atualmente atende seus pacientes no Instituto Lessa, onde é proprietário com a sua esposa, em Vitória-ES. Também conta com mais de 190 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

Instagram: @drpaulolessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados