Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

A importância de novas opções de tratamento para o tipo mais agressivo de câncer de pulmão

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pulmão deve atingir cerca de 30 mil pessoas entre 2020 e 2022

 

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres, mais do que câncer de mama, próstata e colorretal combinados. A patologia é amplamente classificada em dois tipos: células não pequenas (CPCNP) e células pequenas (CPCP), que representa cerca de 15% dos casos de câncer de pulmão.

Apesar de ser responsável pela minoria dos casos, o câncer de pulmão de células pequenas é mais agressivo, de rápido crescimento, se espalha mais rapidamente para outras partes do corpo e frequentemente retorna, apesar da resposta inicial à quimioterapia padrão de tratamento,. Por conta desses fatores, a maioria dos diagnósticos é feita em fase tardia, dificultando o tratamento e piorando o prognóstico da doença.

"Até muito recentemente, a quimioterapia era a única forma de tratamento desse câncer. Agora, para os casos avançados, contamos também com a imunoterapia, a mais recente e inovadora linha terapêutica para os cânceres", conta o médico oncologista Dr. Luiz Araújo. Além do diagnóstico tardio e de suas características, muitos casos chegam a estágios avançados pois apenas 5% dos tumores desse tipo podem ser removidos cirurgicamente.

Ainda segundo o Dr. Luiz Araújo, o avanço da ciência tem se comprovado benéfico. "As pesquisas clínicas e novas terapias estão trazendo mais opções aos pacientes. Hoje, falamos de um aumento de sobrevida livre de progressão, ou seja, mais tempo e qualidade de vida", explica o especialista.

Sobre a imunoterapia
A imunoterapia é um tipo de tratamento biológico que tem o objetivo de potencializar o sistema imunológico para que ele possa combater doenças como o câncer. Nas últimas décadas, a imunoterapia tornou-se uma parte importante do tratamento de alguns cânceres, e, por isso, diversos estudos de tratamentos imunoterápicos estão em curso e prometem grande impacto no tratamento do câncer.

A imunoterapia inclui tratamentos que agem de diferentes formas. Alguns estimulam o sistema imunológico do corpo de uma forma muito geral, enquanto outros ajudam o sistema imunológico a atacar especificamente o tumor. Dentre os tipos de câncer nos quais a imunoterapia tem se mostrado mais eficaz estão o melanoma, o câncer renal e o câncer de pulmão.
 





Referências:

INCA - http://www.inca.gov.br/estimativa/sintese-de-resultados-e-comentarios

American Cancer Society. Key Statistics for Lung Cancer. Disponível em http://www.cancer.org/cancer/lung-cancer/about/key-statistics.html. Acessado em Janeiro de 2020.

American Cancer Society. What is Lung Cancer? Disponível em http://www.cancer.org/cancer/lung-cancer/about/what-is.html. Acessado em Janeiro de 2020.

NIH Medline Plus. Lung Cancer-Small Cell. Disponível em http://medlineplus.gov/ency/article/000122.htm. Acessado em janeiro de 2020.

Oronsky B, et al. What's New in SCLC? A Review. Neoplasia. 2017;19(10):842-847.

American Cancer Society. Surgery for Small Cell Lung Cancer. Disponível em http://www.cancer.org/cancer/small-cell-lung-cancer/treating/surgery.html. Acessado em Janeiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados