Quando chega o final
do mês, é comum encontrarmos vendedores estressados sem cumprir suas metas.
Esse é o primeiro sintoma de que alguma coisa não saiu conforme o planejado.
Ops... planejamento? Que é isso?
Não podemos falar de resultados no final do mês sem abordar o tema PLANEJAMENTO. O que esperar de um vendedor quando recebe a sua meta? Além de dividir seus objetivos de forma proporcional ao tempo estipulado!
Com o objetivo de contribuir com as suas vendas, vou recomendar o uso de algumas ferramentas que ajudarão você e sua equipe a atingir suas metas do mês. Segue abaixo uma breve apresentação sobre o MÓDULO: PREPARAÇÃO, PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA, desenvolvido durante o TREINAMENTO CAMPEÃO EM VENDAS DO AGRONEGÓCIO. Boa Leitura.
- AGENDA: A princípio parece trivial, mas
mais de 60 % dos colegas da sua equipe NÃO utilizam agenda. Uma ferramenta
que deve ser usada como um “diário de bordo”, onde além de agendarmos
compromissos, tarefas, informações, metas e projetos, registramos também
os encaminhamentos de cada compromisso; os contatos que fizemos naquele
dia; programamos futuros afazeres; enfim use e abuse da sua agenda. Sempre
lembro de uma frase emblemática, que diz: “conhece-se o cristão pela
Bíblia”, ou seja, quanto mais rasurada e “desgastada” estiver a Bíblia mais
uso o cristão está fazendo dela, isso também serve para a agenda.
- 1/META/PCX: “de grão em grão a galinha
enche o papo”. Um dito popular que simboliza bem o dia-a-dia de quem
trabalha com vendas. Se a cada dia o vendedor cumprir seus objetivos será
mais fácil no fim do ano ver suas metas batidas. Tudo começa em planejando
o amanhã. Reserve o final do seu dia para planejar o dia seguinte. O fato
de encontrar todas as manhãs vendedores “perdidos” sem saber o que fazer
foi o principal motivo que me fez incorporar a ferramenta 1/META/PCX aos
meus Treinamentos, uma das lições que tenho aprendido com Raúl Candeloro,
na Venda Mais.
1: significa o que mais importante você tem para fazer amanhã;
META: qual a sua meta de vendas para amanhã;
P: quantos prospects você têm que contatar amanhã;
C: quantos clientes você tem que contatar amanhã e
X: quantos ex-clientes (inativos) que você tem que contatar amanhã.
Você ficará mais próximo de atingir suas metas se começar o dia sabendo o que vai fazer. - CARTEIRA
DE CLIENTES:
Conhecer seus clientes não basta. É preciso muito mais. Domine sua
carteira de clientes, segmente seus clientes de acordo com o potencial de
compra e prepare-se para qualificá-los a comprar mais. O vendedor
profissional sabe que acabou o tempo de escorar no balcão a espera do
cliente. Os tempos são outros, muitos concorrentes, várias ofertas,
compras pela internet e por aí vai... Atitude de vendedor é ir de encontro
ao cliente, usar o telefone ou o e-mail para oferecer seus produtos e
serviços, agende uma visita no escritório ou na Fazenda. Entre os fatos
que mais frustra um vendedor é descobrir que o seu “cliente fiel” está
“experimentando” o produto do concorrente porque você não ofereceu um
similar. Para evitar surpresas administre bem sua Carteira de Clientes,
afinal esse é o seu maior bem.
- PROSPECT: Essa é a definição para
clientes novos, o primeiro contato. Essa oportunidade que não deve ser
desperdiçada. Nesse momento devemos recorrer todas as técnicas de
abordagem, de rapport, de encantamento do cliente, em fim, valorize seu
novo cliente, parabenize pela compra, coloque a sua disposição seus
serviços e demonstre que ele é bem vindo a sua empresa. Para atingir suas
metas e manter o ciclo de compra, você vai precisar SEMPRE de cliente
novos.
- ORGANIZAÇÃO
DO TEMPO:
Profissionais que sabem administrar seu tempo necessariamente não são
aqueles meticulosos quanto aos horários e tarefas, mas sobre tudo, são
aqueles que não perdem tempo com atividades pouco produtivas, atividades
que não contribuem com o sucesso de vender mais. O importante é saber
quais tarefas são de mais ou menos importância e mais ou menos urgentes.
Cabe a cada profissional definir o que realmente vai fazer a diferença no
final, sendo que a sua principal ocupação do vendedor é vender.
- MAPA
DE OPORTUNIDADE:
É muito comum vendedores subestimarem o potencial de compra de seus
clientes. Isso acontece por dois motivos: O primeiro por não conhecerem a
atividade econômica que o cliente desenvolve, core business e assim não
conseguem ajudá-lo. O segundo motivo de subestimarem seus clientes está no
fato de não conhecerem os produtos que fazem parte do portfólio da sua
empresa. O Mapa de Oportunidades é uma das ferramentas mais apreciadas no
Planejamento. Um quadro simples onde na linha horizontal você acrescenta
os produtos ou grupo de produtos que a sua empresa vende e na primeira
coluna lista todos os seus clientes ou grupos de clientes. A partir desse
quadro você cruza as informações utilizando símbolos que representam os
produtos que o seu cliente compra, aqueles que ele poderá comprar e
aqueles que ele não comprará. Quero registrar aqui os créditos a um dos
maiores vendedores que conheço, Marcelo Ortega o idealizador dessa
ferramenta.
CLIENTES
|
PRODUTOS
|
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7. CICLO DE
COMPRAS: Transformei o ciclo de compras em ferramenta para o
Treinamento CAMPEÃO em Vendas do Agronegócio por acreditar que a persistência
também contribui com a formação de um bom vendedor. No início, quando eu ouvia
dos clientes: “já comprei”, sempre me apavorava (cheguei atrasado!). Foi aí que
aprendi que ali começava um novo ciclo de compra, pois poderia saber exatamente
quando voltar a fazer nova oferta ao meu cliente, poderia prever sua próxima
compra, passei a registrar todos os ciclos de compra na minha primeira
ferramenta, a agenda. Para cumprir sua meta esse mês identifique como vai o
ciclo de compra dos seus clientes.
Boas vendas e sucesso!
Boas vendas e sucesso!
Marcelo Cerutti –
Veterinário e Pós graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing e
Recursos Humanos. Diretor da CERUTTI – Consultoria e Treinamentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário