Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Mês da Fertilidade: Brasil possui mais de 8 milhões de inférteis


Estar bem informado sobre o tema da infertilidade é fundamental para quem enfrenta o problema ou está perto de quem lida com ele: entre 50 e 80 milhões de pessoas em todo o mundo são atingidas pela infertilidade, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS), que reconhece junho como mês de conscientização sobre o tema em todo o planeta.  

“A obtenção de informações seguras com bases científicas relacionadas à saúde reprodutiva e as opções de tratamento para a infertilidade, por meio de profissionais creditados, pode evitar que os casais afetados pelo problema percam a oportunidade de ter seus próprios filhos biológicos”, adverte a presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Hitomi Nakagawa 

Ela também reforça que a grande quantidade de informações inadequadas disponíveis na internet pode desorientar as pessoas. “A seleção de temas e tópicos qualificados de fonte confiável é fundamental e nesse sentido a SBRA pode auxiliar por meio do seu site e mídias sociais”, diz. 

No Brasil, calcula-se que existam cerca de oito milhões de pessoas inférteis - aquelas que abrem mão de métodos contraceptivos, tentam engravidar durante 12 meses, e ainda assim não conseguem iniciar uma gravidez. Para mulheres acima de 35 anos, o recomendado é uma avaliação após 6 meses de tentativas infrutíferas. Depois desse período, o indicado é que o casal procure um médico especialista para realizar exames e fazer uma investigação detalhada do problema a fim de confirmar o diagnóstico, identificar as causas e ter acesso ao tratamento mais adequado. 

Segundo Matheus Roque, médico creditado pela SBRA, a informação é o primeiro passo para o casal enfrentar o problema. “Muitos casais chegam ao consultório com medo da infertilidade e frustrados após alguns meses de tentativas, sem saber que ainda há muitas alternativas pela frente e que, na maioria dos casos, a gravidez será alcançada com uma ajudinha menor ou maior da medicina ou com as técnicas de reprodução assistida”, afirma. 

As causas da infertilidade são diversas e podem ser femininas, masculinas ou devidas à associação de dificuldades dos dois componentes do casal.  Atualmente, é estimado que cerca de 35% dos casos de infertilidade estão relacionados à mulher, cerca de 35% estão relacionados ao homem, 20% a ambos e 10% são provocados por causas desconhecidas. No entanto, a maior parte é perfeitamente tratável. Com a assistência adequada, a maioria dos casais pode vencer esses obstáculos e realizar o sonho de formar uma família, além de reduzir o desgaste emocional.  

A presidente da SBRA orienta que o casal procure um médico especialista em reprodução humana assim que tiver indícios do problema. O profissional capacitado fará toda a investigação necessária para identificar as causas e apontará as melhores alternativas para solucionar o problema. “Nos últimos anos, as pessoas têm postergado a gestação para contemplar outros aspectos da vida. Muito se debate sobre as repercussões negativas da idade da mulher sobre a fertilidade e a saúde da prole. Porém, existem graus semelhantes de associação da idade do homem e efeitos adversos sobre a saúde dos filhos como problemas neurológicos e até doenças malignas”, esclarece Nakagawa. 

Entre as alterações iniciais que apontam para o problema estão a endometriose, infecção pélvica prévia, menstruações irregulares, síndrome dos ovários policísticos, entre outros.  

Atualmente, a idade da mulher é um dos principais fatores associados à dificuldade de gravidez, uma vez que o avançar da idade (principalmente após os 35 anos) faz com que a quantidade e qualidade dos óvulos diminuam progressivamente, resultando em menores chances de gravidez e aumentando os riscos de aborto e doenças genéticas. 

A evolução dos tratamentos de reprodução assistida vem reacendendo as esperanças de quem quer realizar o sonho de aumentar a família. Veja quais são os principais tratamentos para infertilidade e as taxas de sucesso de cada caso clicando aqui - https://sbra.com.br/noticias/infertilidade-como-enfrentar-o-diagnostico-e-buscar-o-tratamento-adequado/


Um comentário:

  1. Existem alguns remédios naturais que podem ser usados ​​na prevenção e eliminação total do diabetes. No entanto, o aspecto mais importante de um plano de controle do diabetes é adotar um estilo de vida saudável, Paz Interior, Dieta Nutritiva e Saudável e Exercício Físico Regular. Um estado de paz interior e autossatisfação é essencial para desfrutar de boa saúde física e bem-estar geral. A paz interior e a auto-satisfação são apenas um estado de espírito. As pessoas com diabetes costumam usar medicina complementar e alternativa. Eu diagnostiquei diabetes em 2000. Estava no trabalho me sentindo estranhamente cansado e sonolento. Peguei um glicosímetro emprestado de um colega de trabalho e testei 760. Fui imediatamente ao meu médico e ele me deu prescrições como: Insulina, Sulfoniluréias, Tiazolidinedionas, mas não consegui a cura, em vez de reduzir a dor e trazê-la de volta. Encontrei um testemunho de mulher com o nome Comfort online de como o Dr. James curou o HIV dela e também entrei em contato com o médico e depois de tomar sua medicação conforme as instruções, agora estou completamente livre de diabetes pelo medicamento fitoterápico do Dr. James. Portanto, os pacientes com diabetes estão lendo este testemunho para contate seu email drjamesherbalmix@gmail.com ou seu número +2348152855846 Ele também usa suas ervas para doenças como: MORDIDA DE ARANHA, ESQUIZOFRENIA, LÚPUS, INFECÇÃO EXTERNA, FRIO COMUM, DORES ARTICULARES, EPILEPSIA, PICADA, TUBERCULOSE, DOENÇA ESTÔMAGO. ECZEMA, PROGÉRIA, TRANSTORNO ALIMENTAR, INFECÇÃO RESPIRATÓRIA INFERIOR, DIABÉTICA, HERPES, HIV / AIDS, ALS, CÂNCER, MENINGITE, HEPATITE A e B, ASMA, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA. NÁUSEA VÔMITOS OU DIARRÉIA, DOENÇA RENAL, EREÇÃO FRACA. MENSTRUAÇÃO DOLOROSA OU IRREGULAR. James é um bom homem e cura qualquer corpo que venha até ele. aqui está o e-mail drjamesherbalmix@gmail.com e seu número +2348152855846

    ResponderExcluir

Posts mais acessados