Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Pedline dá dicas para cuidar do bebê nos primeiros meses de vida



Dúvidas são muito comuns e é fundamental o acompanhamento de um pediatra


A pessoa acabou de ter um bebê, chegou em casa e agora está cheia de dúvidas e inseguranças. Esta situação é muito comum para as mamães de primeira viagem e até para quem já tem filho, afinal, cada criança é única. Para ajudar nas dúvidas iniciais, o Portal Pedline, site idealizado e mantido por pediatras para levar informações seguras sobre saúde de crianças e adolescentes, reuniu uma série de dicas do pediatra Sidney Volk, que é parceiro do Portal e médico plantonista nas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital das Clínicas da Unicamp e do Hospital Vera Cruz, em Campinas. Confira:


Como devem ser as visitas ao pediatra até o terceiro mês de vida?

A criança deve ser avaliada pelo pediatra, de preferência, ao final da primeira semana de vida, para esclarecimento de dúvidas, controle de peso, avaliação da amamentação e reavaliação da icterícia, caso ocorra. Se estiver tudo bem, o seguimento passa a ser mensal, até o sexto mês de vida. Caso haja necessidade, o pediatra recomendará um retorno precoce.


Como devem ser os passeios nesses primeiros três meses?

A criança está numa fase bastante vulnerável, pois o sistema imunológico ainda é muito imaturo e não há ainda cobertura vacinal efetiva. Deve-se preferir locais abertos e com pouca aglomeração. Deve-se evitar o contato com pessoas doentes e manipulação do bebê sem a correta higienização.


Quais são os principais cuidados que os pais devem ter nessa fase?

Cuidados com a higiene pessoal, com a alimentação (no caso de preparo de fórmulas infantis), cuidados com a temperatura (evitar agasalhar demais ou de menos), cuidado com acidentes domiciliares (especialmente quedas) e atenção ao calendário vacinal, entre outros.


De quanto em quanto tempo o bebê deve mamar?

Especialmente quando em aleitamento materno, recomendamos a livre demanda, ou seja, pediu, mamou. Quando a mamada é adequada, o tempo natural de mamada, digestão e absorção, assim como as alterações hormonais que a alimentação ocasiona, geram um tempo aproximado de 3 horas entre uma mamada e outra. Se a criança está com bom ganho de peso e não tem fatores de risco, o tempo entre elas pode ser maior, caso a criança não peça (chore). Caso haja necessidade, o pediatra pode orientar intervalo menor.


Existe risco de hipoglicemia se o bebê ficar muito tempo sem se alimentar, mesmo que seja à noite?

Para um bebê nascido a termo, que esteja ganhando bem peso e não tenha fatores de risco/doenças metabólicas, esse risco é praticamente inexistente. Nas situações especiais, como o prematuro, o diabético, o portador de erros inatos de metabolismo e outros, o pediatra deve orientar a família.


Como o bebê deve se vestir? A roupa deve ser semelhante a de um adulto ou ele precisa estar mais aquecido? Por quê?

A superfície corporal do bebê é proporcionalmente maior à do adulto. Além disso, a capacidade da pele e do subcutâneo em segurar o calor é menor. Assim, a criança tende a fazer hipotermia mais facilmente. A dica é: uma peça de roupa a mais do que o adulto estiver usando para se sentir confortável naquele ambiente. Além disso, observar sinais como temperatura das extremidades, coloração da pele, piloereção (pelos arrepiados), tremores.


Quem tem animal em casa, como deve proceder?

Não há recomendação especial. Deve-se seguir preceitos básicos de higiene. Deve-se atentar para acidentes por mordedura/arranhadura e levar em conta que os animais podem ter ciúmes. Alguns bebês manipulam animais de maneira grosseira (puxar bigode do gato, o rabo do cachorro) e podem desencadear respostas agressivas.


É necessário dar banho de sol? Qual o melhor horário e qual a frequência? Até quanto tempo de vida?

O banho de sol é essencial. Nossa pele produz a forma ativa da vitamina D quando exposta ao sol, que é essencial para fixação do cálcio nos ossos, prevenindo o raquitismo e a osteopenia. Deve-se evitar os horários de alta incidência de irradiação ultravioleta (das 10h às 16h), preferindo os extremos do dia. Meia hora ao dia é suficiente. Não há idade limite. Sol é benéfico.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados