Durante 8 dias, religiosos mudam-se para
uma sucá (cabana) com o propósito de lembrar o quanto a vida é frágil e mostrar
a confiança em Deus. Em Porto Alegre, rabinos constroem as cabanas nos quintais
das sinagogas onde fazem as refeições e promovem festas.
Começou
hoje um período alegre para os judeus com a “Festa de Sucót”, compensando o
solene ciclo entre Rosh Hashaná e Iom Kipur. Durante 8 dias, religiosos mudam-se para uma sucá
(cabana) com o propósito de lembrar o quanto a vida é frágil e mostrar a
confiança em Deus. Em Porto Alegre, rabinos constroem e enfeitam cabanas nos
quintais das sinagogas onde fazem as refeições e promovem festas.
O teto dessa cabana deve possuir aberturas nas quais seja possível ver o céu.
Dessa forma, o judeu manifesta seu desejo de se colocar diretamente sob a
proteção divina.
Um dos mandamentos (mitsvót) especiais de Sucót são unir dentro das sucás 4 espécies (etróg, luláv, hadassím e aravót) – que vem de Israel para a capital gaúcha especialmente para a data -, que simbolizam a unidade dos judeus como povo. As "Quatro Espécies" são sacudidas em todas as direções, para baixo e para cima, significando que D'us está em toda parte.
O etróg (fruta cítrica, cuja árvore no qual brota tem o mesmo sabor que seu fruto) tem fragrância e gosto, representando aqueles Judeus que estudam Torá e praticam boas ações. O luláv (ramo de palmeira) tem cheiro, mas não tem sabor, representando aqueles Judeus que estudam Torá mas não fazem bons atos. Os hadassím (ramos de mirta) têm sabor, mas não têm cheiro, simbolizando aqueles Judeus que fazem boas ações mas não estudam a Torá. Finalmente, as aravót(ramos de salgueiro) não têm nem sabor nem cheiro, representando os Judeus que não estudam Torá nem praticam boas ações.
História de Sucót
Durante 40 anos após o Êxodo do Egito, vagando pelo deserto, os judeus viveram em Sucót. Eles são ordenados neste feriado a fazer da Sucá a sua residência principal: comer, dormir, estudar Torá e passar o tempo nela. Se for muito incômodo ficar na Sucá - por motivo de chuva ou coisas do gênero - então a pessoa está liberada da obrigação de habitar a Sucá. Dependendo das condições climáticas, tenta-se, no mínimo, comer na Sucá. Eles também são ordenados a agitar os “Arbaát HaMinim”, as 4 Espécies, que têm muitos significados místicos e profundos.
Entre
eles: que o Todo-Poderoso controla todo o mundo, os ventos, as forçasnaturais e
tudo o mais; que todos os Judeus estão interligados como um único Povo, sejam
eles pecadores ou santos, sábios ou ignorantes. A mitsvá de habitar a Sucá
ensina a confiar em D'us. Todos têm tendência a pensar que as posses, o
dinheiro, os lares ou a inteligência os protegerão. Na Sucá estão expostos à
natureza, numa cabana temporária. Viver numa Sucá coloca a vida em sua
verdadeira perspectiva. A história tem provado isto. A fé precisa ser somente
em D'us.
Sucót é um dos Shalósh Regalim, os 3 Festivais (os outros dois são Pessach e Shavuót), quando a Torá ordena a todos os que moram em Israel a deixar seus lares e irem a Jerusalém, celebrar a festividade no Templo Sagrado. Nos últimos 2.000 anos, desde a destruição do Templo Sagrado, os judeus estiveram incapacitados de cumprir esta mitsvá.
Sucót é um dos Shalósh Regalim, os 3 Festivais (os outros dois são Pessach e Shavuót), quando a Torá ordena a todos os que moram em Israel a deixar seus lares e irem a Jerusalém, celebrar a festividade no Templo Sagrado. Nos últimos 2.000 anos, desde a destruição do Templo Sagrado, os judeus estiveram incapacitados de cumprir esta mitsvá.
Shemini Atzeret, o oitavo e último dia de Sucot, apesar de não ser caracterizado por costumes próprios, marca o início oficial da estação das chuvas em Israel. Por conta disso, é costume recitar a Tefilat haGueshem (Reza da Chuva), em súplica às chuvas que fertilizam as terras no inverno.
Este é um dos quatro momentos do ano em que é feita a reza do Izcor, em memória aos falecidos. As outras datas são Iom Kipur, o último dia de Pessach e o segundo dia de Shavuot. Na Diáspora, Shemini Atséret é celebrada durante dois dias. O segundo dia coincide com Simchat Torá.
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