Segundo a psicopedagoga da Escola De Ensino Fundamental
Cristã Reverendo Olavo Nunes, de Porto Alegre, Raquel Liane da Silva, a fase de
reconhecimento da escola para novos e antigos alunos é decisiva para o sucesso
do ano letivo e a família deve estar atenta às reações da criança fora da
escola servindo de suporte para o momento.
O ingresso
da criança na escola (ou em uma nova escola) é uma experiência única e que
merece especial atenção dos envolvidos – família, educadores e instituição. Para a psicopedagoga clínica e diretora da Escola De Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes, Raquel Liane
da Silva, a família deverá ser o suporte para este bom ingresso transmitindo
segurança e confiança na instituição escolhida. Se os pais
acreditam que aquela é uma boa escola para seu filho e que ali naquele espaço
ele terá o complemento necessário de educação de que necessita, este sentimento
será transmitido à criança e ela poderá enfrentar os novos desafios com maior
tranquilidade.
“O
período de adaptação escolar de uma criança envolve, num primeiro momento, duas
facetas: a criança e a
família. A criança deverá ingressar na escola e integrar-se às
novas pessoas que ali estão (colegas, professores, auxiliares) e às regras que
se impõe no novo ambiente, que, na maioria das vezes, são muito diferentes das
existentes em seu lar”, destaca Raquel. “A
ansiedade do aluno com o novo ambiente pode se manifestar de diversas maneiras:
choro excessivo, recusa em ir à escola, agressões físicas ou
comportamentos regressivos (por exemplo: voltar a fazer xixi na cama).”
Além da
criança e da família, há a outra importante ponta deste triângulo – a escola.
Esta deve ser acolhedora, transmissora de confiança e paciente neste processo.
Afinal de contas, entregar-se aos cuidados de outro pode não ser tarefa fácil.
“Pela nossa experiência, as primeiras semanas devem ser de muitas brincadeiras
e ambientação, para que as crianças acostumem com a rotina pós-férias de forma
lenta. Nosso primeiro dia de aula aqui na escola, por exemplo, foi de
integração com os pais, salas decoradas com balões, muita música e até pipoca,
e tivemos ótima reação das famílias”. Confira algumas dicas importantes para o período de adaptação:
* Mesmo pequena, a criança normalmente
entende tudo o que lhe é falado. É importante conversar sobre o que vai acontecer,
passando sempre tranqüilidade e assegurando à criança onde estará e o que fará,
em cada momento da adaptação.
* É recomendável que no 1° dia de adaptação a criança permaneça na escola por apenas uma hora e meia, em média. A educadora irá combinando com o responsável o tempo de permanência de cada dia e a necessidade ou não da presença deste, junto à criança.
* Procurar manter a frequência à escola, principalmente nos primeiros dias, de forma a não interromper o processo.
* Na adaptação, a criança deverá ser acompanhada pela mãe ou por outra pessoa com que tenha um bom vínculo afetivo. Porém, é importante que seja apenas uma pessoa e, se possível, sempre a mesma.
* É recomendável que a criança, na medida do possível e de sua fase de desenvolvimento, chegue à escola andando e de mãos dadas com sua mãe, pois, na maioria das vezes, esta postura na chegada facilita que a criança se solte do adulto que a trouxe e acompanhe a educadora em alguma atividade.
* É recomendável que no 1° dia de adaptação a criança permaneça na escola por apenas uma hora e meia, em média. A educadora irá combinando com o responsável o tempo de permanência de cada dia e a necessidade ou não da presença deste, junto à criança.
* Procurar manter a frequência à escola, principalmente nos primeiros dias, de forma a não interromper o processo.
* Na adaptação, a criança deverá ser acompanhada pela mãe ou por outra pessoa com que tenha um bom vínculo afetivo. Porém, é importante que seja apenas uma pessoa e, se possível, sempre a mesma.
* É recomendável que a criança, na medida do possível e de sua fase de desenvolvimento, chegue à escola andando e de mãos dadas com sua mãe, pois, na maioria das vezes, esta postura na chegada facilita que a criança se solte do adulto que a trouxe e acompanhe a educadora em alguma atividade.
* Considerando-se as diferenças, o processo
de adaptação de seu filho(a) poderá demorar tanto quanto for necessário. Toda a
equipe estará à disposição para ajudá-los, auxiliando nas eventuais
dificuldades e dando esclarecimentos em qualquer necessidade.
* Pais: não fiquem com nenhuma dúvida
sobre os acontecimentos do dia-a-dia, alimentação etc, esclareçam com a
professora ou coordenadora.
* É importante que neste período a
criança traga consigo, se for necessário, objetos de apego (bico, paninho, um
brinquedo de que gosta muito) e que permaneçam com ela, a fim de sentir-se
segura.
$1·Os adultos precisam ter paciência e uma
dose maior de tolerância nos primeiros dias, porém, regras básicas devem ficar
bem claras, como por exemplo, não bater, não empurrar e não quebrar objetos nos
momentos de raiva.
* Mesmo que a criança
fique muito bem nos primeiros dias, é importante ter alguns dias de adaptação
gradativa, pois muitas vezes, quando se dão conta de que irão todos os dias a
escola e que estas têm regras diferentes das quais estava habituada, as
crianças têm uma “recaída” e começam a chorar.
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