Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

Exercícios durante a gestação podem aliviar desconfortos, e auxiliam na recuperação pós-parto


Toda mãe passa por isso: aumento de peso, barriga e mamas maiores. Com isso, a postura corporal se altera. E conforme o bebê cresce no útero, o corpo da mãe se organiza de forma a comportar as mudanças estruturais, forçando diversos músculos e tentando equilibrar o peso extra.

Para evitar que tais desconfortos comprometam o corpo, o fisioterapeuta Marcel Sera dá algumas dicas para evitar distúrbios posturais durante a gestação. “Infelizmente não há como garantir uma gravidez sem dores nas costas, pois em determinado momento o peso da barriga é tão grande que joga o centro de gravidade da mãe para frente. Para ela não cair para frente, é comum que curve a coluna para trás, aumentando a dobra na região lombar”, analisa. “Mas para evitar que haja desgaste da musculatura, a melhor maneira é fortalecer os músculos que sustentam a coluna, como abdominais, glúteos e paravertebrais (costas) praticando dança, natação, yoga, pilates e até mesmo musculação, dentro da intensidade permitida pelo médico”, explica o especialista formado pela USP (Universidade São Paulo), com especialização em Fisiologia e Biomecânica pelo Hospital das Clínicas, e Ortopedia Esportiva, pela UNIFESP.

Na opinião de Sera, além de exercícios físicos, ainda existem métodos de consciência corporal que auxiliam na manutenção da postura durante os nove meses, diminuindo as chances de dores durante e após o nascimento. “Os desconfortos podem ser trabalhados com ajustes que melhoram a mobilidade e controle do corpo, como o RPG, o GDS e as terapias manuais. Com um trabalho de controle postural desenvolvido, a gestante consegue amenizar a acentuação da curvatura da coluna”.

Após o parto, também existem métodos que são fundamentais para a reestruturação física. “Caso não tenha conseguido cuidar destes aspectos antes, existem técnicas de correção postural e reeducação muscular que reabilitam o tônus abdominal, alinham o corpo e aliviam dores”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados