Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

Problemas cardiovasculares são a maior causa de morte entre as mulheres



“É que nem coração de mãe, sempre cabe mais um”. Quem nunca ouviu essa crença popular? Pois o dito tem sua verdade. As mães costumam ser tão presentes na vida de seus filhos, tão preocupadas com as questões que envolvem sua cria, que deixam de lado a própria saúde. Mas coração de mãe também inspira carinho e cuidados. Especialmente quando essa mãe divide sua rotina entre o cuidado dos filhos, a manutenção da casa e o mercado de trabalho. As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em mulheres no país.   
“As tarefas de casa não são bem dividias na maioria dos lares, assim como a criação dos filhos. Esse é um problema grande para a mulher que trabalha fora, pois fica sobrecarregada dentro do próprio lar”, avisa a cardiologista Aurora Issa, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). A médica explica que o histórico de consultas das mulheres ainda é falho e que muitas delas, quando procuram atendimento especializado, não recebem na mesma proporção que os homens indicação de cirurgias ou procedimentos invasivos que podem vir a ser fundamentais para sua recuperação.
Uma dos principais cuidados que a mulher tem com a saúde é a prevenção do câncer de mama. É bem difundida a importância da consulta regular ao ginecologista e a realização do autoexame, apesar da doença matar menos mulheres do que as doenças cardiovasculares. A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo divulgou um estudo recente que mostra que 39 mil mulheres morrem de infarto anualmente em todo o Brasil, número superior as 13 mil mortes anuais por câncer de mama. 
O Instituto Nacional de Cardiologia alerta para a necessidade de uma consulta regular também ao cardiologista.  Aurora Issa acredita que um dos motivos da baixa adesão das próprias mulheres aos cuidados com o coração seja porque a ocorrência de doença cardiovascular nelas se dá em uma fase mais tardia do que nos homens. “Tardia ou não, é altamente incidente entre o sexo feminino. Razão suficiente para prevenir cedo o problema”, orienta.
A médica do INC explica ainda que a mulher também deve procurar o médico sempre que surgir algum sintoma incomum ao ciclo menstrual. O ideal é fazer os exames de rotina antes de completar 21 anos, entre eles o exame de colesterol, para que o especialista trace o risco cardiovascular. Fatores como sedentarismo, tabagismo e alimentação irregular podem ser fortes indutores das doenças cardíacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados