Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Cuidados com a dentição do bebê durante a primeira infância


A campanha Sorrir Muda Tudo convida a Dra. Helenice Biancalana, odontopediatra que faz alerta importante para as mamães de primeira viagem


Desde o nascimento até o final da adolescência, as arcadas dentárias e as estruturas orofaciais irão crescer e se desenvolver. Manter boas práticas de saúde oral e visitas regulares ao dentista desde a gestação, ainda recém-nascido para as orientações para a mãe sobre o aleitamento materno e tão logo o seu bebê  tenha seus primeiros dentes permitirá o acompanhamento dessas estruturas, e garantirá um sorriso saudável pela infância. O recém-nascido pode exibir algumas condições orais especiais, que desaparecem com o tempo ou necessitar intervenções odontopediátricas. Por isso, no momento do nascimento, a equipe hospitalar examinará a condição oral do recém-nascido para avaliar se existe algo que possa  dificultar ou impedir uma respiração adequada, sucção, deglutição e aleitamento.

A erupção dentária é um processo natural, mas é sem dúvida um momento delicado para alguns bebês. Cada criança terá seu próprio tempo para o surgimento dos dentes na boca. Este processo é hereditário, mas pode ser alterado devido a mudanças de saúde ou de ambiente. Quando o bebê tiver os seus primeiros dentes, é recomendado marcar uma consulta com o odontopediatra, ele é o profissional especializado ao atendimento odontológico dos bebês, crianças e adolescentes que estará apto a orientar e recomendar uma dieta e práticas que favoreçam a saúde oral do bebê. Além disso, o bebê se acostumará ao ambiente lúdico do consultório odontopediátrico.

O dentista deve monitorar a erupção dos dentes de leite e permanentes, garantindo que eles permaneçam livres de cárie, doença gengival, erosão, hábitos bucais e outras alterações. Esses cuidados favorecerão o desenvolvimento das arcadas dentárias, resultando em uma mordida equilibrada e um sorriso estético e harmonioso. Em casos complexos, o seu dentista pode encaminhá-lo a outros especialistas. Cuidar da saúde oral do bebê irá contribuir enormemente para a qualidade de vida dele. Ações educativas e preventivas durante os primeiros anos de vida requerem cuidados profissionais e comprometimento familiar. Começar novos hábitos saudáveis envolve aspectos socioculturais, os quais não são fáceis de mudar.

“É muito importante começar hábitos diários de limpeza da boca do bebê. A escovação deve começar tão logo os primeiros dentes de leite apareçam, usando escovas apropriadas para a idade e creme dental  com pelo menos 1100 ppm de flúor, sendo a quantidade equivalente a um grão de arroz crú na escova. Depois da erupção dos primeiros dentes de leite, a higiene oral do bebê deve ser realizada tendo a família como exemplo, isto é, como a primeira tarefa da manhã e a última tarefa da noite e sempre após as refeições. Uma escova especial para crianças é necessária, idealmente com uma cabeça pequena e cerdas super macias”, afirma a Dra. Helenice Biancalana, cirurgiã-dentista, especialista em odontopediatria e ortopedia funcional dos maxilares.  

Antes dos dentes aparecerem na boca, se for realizar alguma  limpeza, utilize apenas uma gaze ou pano com água. Na hora de dormir, a produção de saliva diminui. A saliva protege os dentes naturalmente. Este é o momento em que higiene oral é mais necessária. Use um creme dental adequado para bebês, uma vez que existe o risco do bebê engolir um pouco do produto. A presença de flúor no creme dental é muito importante para prevenir cárie dentária. Use apenas uma pequena quantidade de creme (veja a figura abaixo). A maior parte dos dentes de leite são espaçados. Caso eles estejam muito juntos um do outro e a escova não consiga alcançar certas áreas, seria importante passar gentilmente o fio dental entre eles.

Uma escova especial para crianças é necessária, idealmente com uma cabeça pequena e cerdas super macias. Com aleitamento materno exclusivo não se recomenda limpeza diária da boca do bebê, já que o leite materno é protetor cada cavidade oral, mas quando o aleitamento materno não for possível , antes dos dentes aparecerem na boca, se for realizar alguma  limpeza, utilize apenas uma gaze ou pano com água mineral ou filtrada. Na hora de dormir, a produção de saliva diminui. A saliva protege os dentes naturalmente. Este é o momento em que higiene oral é mais necessária. Use um creme dental adequado para bebês, uma vez que existe o risco do bebê engolir um pouco do produto. A presença de flúor no creme dental é muito importante para prevenir cárie dentária. Use apenas uma pequena quantidade de creme, como já descrito (veja a figura abaixo). A maior parte dos dentes de leite são espaçados. Caso eles estejam muito juntos um do outro e a escova não consiga alcançar certas áreas, seria importante passar gentilmente o fio dental entre eles.


Doenças orais mais frequentes

Bebês podem ter cárie dentária e gengivite. Quando isso acontece, frequentemente estão associadas dieta rica em doces (achocolatados, refrigerantes, balas, bolinhos em geral etc.) e à má higiene oral, especialmente quando falta escovação antes de dormir (tanto sono durante o dia, quanto durante a noite).

Quando a cárie dentária é identificada, deve ser tratada imediatamente, porque poderá destruir  rapidamente os dentes de leite. Quando não é tratada, o bebê pode sofrer de dores severas, afetando seu desenvolvimento e bem estar geral.
A ocorrência de sapinho (candidíase) também é comum. É causada por fungos. Pontos ou placas  esbranquiçadas podem aparecer na boca do bebê por vários motivos, como beijos de adultos, brinquedos, chupetas não esterilizadas, e falta de limpeza. Uma boa higiene oral e a limpeza dos brinquedos do bebê ajudam a prevenir o sapinho.

Sorrir Muda Tudo é uma ação que visa propagar a mensagem da  importância  e o cuidado com a saúde bucal para a saúde como um todo. Nesse projeto, estão agregadas outras instituições e associações ao movimento de conscientização e valorização da saúde bucal. São eles: APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). A campanha conta ainda com o patrocínio das empresas Morelli, Neodent, Colgate, Dental Cremer, Dentsply Sirona, Dental Speed, Conexão Digital Implant e S.I.N. Implant System.




ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios
@sorrirmudatudo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados