Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Neste Dia Mundial do Hambúrguer, saiba quais são os pratos mais famosos do mundo


Criado em Hamburgo e modificado pelos norte-americanos, a carne virou febre no Brasil e se tornou a nova paixão nacional.



Uma das carnes mais saborosas está sendo celebrada nesta quinta-feira (28), quando se comemora o Dia Mundial do Hambúrguer. Popularizado em todo o planeta após a Primeira Guerra Mundial, período em que o prato começou a aparecer frequentemente em revistas e quadrinhos norte-americanos, a carne vem ganhando destaque também nos pratos brasileiros. Segundo dados do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), o consumo de hambúrguer no Brasil cresceu 575% entre 1994 e 2014.

Com a moda das hamburguerias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou em 2017 um crescimento de 30% deste setor, que movimentou R$ 650 milhões entre as milhares de franquias destinadas ao alimento. Com as opções gourmets, que inovaram e conseguiram conquistar uma base fiel de consumidores veganos, o hambúrguer tem atraído entusiastas que almejam criar suas próprias versões deste famoso prato. 

Em São Paulo, por exemplo, o crescimento deste setor motivou a abertura do primeiro empório do Brasil especializado exclusivamente em vender ingredientes e utensílios para o preparo da carne. Ele foi inaugurado em 2018 e pode ser encontrado no bairro do Itaim Bibi. Para comemorar a data, o OiMenu, startup de cardápios digitais, levantou os sete pratos com hambúrguer mais famosos em todo o mundo. 

Confira:


  • Americano
Feito com um disco de carne mais alto, de mais ou menos 160g. Tradicionalmente, utiliza-se ketchup, alface, picles, tomate e cebola.



  • Cheeseburger
Popular no estado americano de Michigan, é composto por pão, carne e queijo, mas tem também a variante com bacon. Deu origem à versão brasileira “X-Burguer”.



  • Smashburger
São feitos com dois ou três discos de carne finos e esmagados na chapa, que ficam mais crocantes e bem passados.



  • Slider Burger
Mais conhecido como mini-hamburguer, consiste em uma porção com 4 ou 5 pequenos hambúrgueres tradicionais.



  • Juicy Lucy
Nome dado aos hambúrgueres recheados com queijo que, quando mordidos, derretem entre o pão e os dedos.



  • Australiano
Comum no seu país de origem, leva beterraba, abacaxi e ovo.



  • Vegano
A variação é feita de hambúrguer vegetal, como soja ou ervilha, para substituir a carne animal, além de não ter nenhum outro ingrediente de origem animal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados