Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Aprenda como driblar a insônia durante a quarentena


Uma noite em claro pode alterar o humor, a concentração e até mesmo comprometer o sistema imunológico


A pandemia da COVID-19 transformou drasticamente a vida das pessoas. O distanciamento  social, nos obrigou a reorganizar a rotina dentro de casa, muitas vezes aumentando o nível de estresse e ansiedade.

A incerteza sobre o futuro acarreta em uma série de problemas como a insônia. O distúrbio é caracterizado pela dificuldade de dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.

No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Sono, a cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia.. “A falta de sono pode acarretar em irritabilidade e mal humor, dificuldade de concentração, piora da memória, aumento de peso, além de comprometer o sistema imunológico”, afirma Flavia Morais, diretora de nutrição e desenvolvimento de produtos do Mundo Verde.

Para minimizar os impactos do problema, a nutricionista dá dicas de como fazer mudanças na rotina podem contribuir para uma boa noite de sono.


1 – Faça refeições leves

Opte por refeições equilibradas durante o dia e escolha alimentos leves antes de dormir. Refeições pesadas, muito gordurosas ou com muita proteína necessitam de trabalho e energia para a digestão o que atrapalham a qualidade do sono. 

Procure fazer sua última refeição pelo menos duas horas antes de dormir. 

  
2 - Corte a cafeína

Evite o excesso de café, bebidas energéticas, refrigerantes a base de cola ou guaraná que tem grande quantidade de cafeína, que é uma substância estimulante do sistema nervoso.

Alguns estudos apontam que a cafeína pode ficar no organismo cerca de 4 a 7 horas. Para garantir um boa noite de sono, evite o consumo de bebidas e alimentos estimulantes após as 14h. 

Essas bebidas ainda tem açúcar que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, acarretando em desconforto e irritabilidade.


3 – Bebidas alcoólicas

Apesar de o primeiro efeito do álcool ser sedativo, após um tempo ele pode provocar agitação. Evite o consumo de álcool até seis horas antes de dormir.

 4 – Aposte em alimentos ricos em triptofano

Alimentos como banana, aveia, cacau, castanhas, amêndoas, ovos, leite e derivados possuem triptofano, um aminoácido produtor de serotonina, que proporciona prazer e a sensação de bem-estar.

A serotonina ajuda a espantar o estresse e, consequentemente, diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Quanto mais relaxado você estiver, maiores as chances de ter uma boa noite de sono.

Também existem suplementos a base de triptofano, que aumentam a produção de serotonina e melatonina, que melhoram a qualidade do sono.


5 – Consuma chá

Chás como Capim-cidreira, maracujá, hortelã, melissa e camomila exercem função calmante sobre o sistema nervoso e induzem o sono. Aposte neles e para melhores resultado evite adoçá-los.


7 - Cuidado com o Glutamato

Observe a lista de ingredientes dos produtos. Glutamato Monossódico é um aditivo alimentar classificado como intensificador de sabor. Ao ingerirmos sob a forma concentrada, ele é absorvido rapidamente e estimula as células nervosas, podendo agravar o quadro de insônia.





Mundo Verde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados