Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de março de 2020

O impacto do isolamento social na saúde mental dos brasileiros


Precisamos falar sobre saúde mental em tempos de isolamento social! Com toda essa pandemia do COVID-19, temos um grande risco para pessoas com histórico de doença mental. Para esse grupo de pessoas o isolamento, na maioria das vezes, é um agravante que deve ser levado em consideração.

Sabemos que as epidemias costumam provocar um certo pânico na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença, como é o caso do novo coronavírus, que não temos ainda nem o medicamento indicado para o tratamento.

O isolamento social em momento de incertezas com pandemia pode gerar quadros mais graves de estresse, ansiedade e medo na população. O Covid-19 não coloca apenas a vida das pessoas em risco, mas pode também desencadear quadros que precisam de acompanhamento médico, afinal essa sensação de não saber o que pode acontecer e a gravidade dos fatos causa um certo desespero.  O fato de termos muitos brasileiros trabalhando home office necessita de acompanhamento, pois com essa quebra de rotina as pessoas acabam sem poder sair de casa para espairecer, e isso impacta também na saúde mental.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o excesso de informações pela internet, que muitas vezes ao invés de acalmar gera ainda mais pavor. As fake news nunca tiveram tanta influência como agora, pois elas têm gerado efeitos psicológicos negativos na população.

Para evitar esse tipo de problema, precisamos filtrar informações. Consultar uma fonte segura é uma das maneiras de evitar esse desgaste e potencializar possíveis crises. Ter distanciamento para separar aquilo que te serve e o que não te serve. 

Conseguir enxergar o lado bom disso tudo pode ser uma estratégia interessante. Nós passamos a vida toda reclamando que não temos tempo para fazer as coisas, para ler, para fazer exercício, para falar com amigos, pra ficar mais perto da família. Talvez esse seja um momento ideal para isso. Aproveite também para organizar a casa, os armários, o guarda roupa... Aprender a lidar e organizar o tempo nos fortalece!



Dr. Eduardo Tancredi – Psiquiatra e CMO da eCare


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados