Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de março de 2020

Aulas online desenvolvem protagonismo dos estudantes


Professores do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), utilizam metodologias ativas para potencializar aprendizagens e habilidades socioemocionais


Em tempos de isolamento social para conter a pandemia do coronavírus, muitas escolas estão adotando o sistema online de aprendizagem, que desenvolve o protagonismo do estudante. “Com a utilização das plataformas de aprendizagem, professores e estudantes são co-protagonistas no processo de ensinar e aprender, na busca pela construção do conhecimento e autonomia que o sistema requer, e, nesse percurso, o aluno desenvolve também habilidades socioemocionais”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser potencializado pelo uso de metodologias ativas, pois colocam o estudante para refletir sobre os problemas e possíveis soluções, e ajuda a desenvolver a competência para gerir momentos de conflito como o atual. Essas metodologias também desenvolvem a cooperação, o trabalho em equipe, a negociação, senso crítico, criatividade e autonomia, importantes para a formação integral dos estudantes.

“Precisamos desenvolver em nossos alunos a capacidade de resolver problemas, enfrentar situações, superar obstáculos e se manter emocionalmente fortes”, ressalta a coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Champagnat, Teresa Cristina Citelli.

Mas o que são metodologias ativas? Com o objetivo de colocar o estudante como o principal sujeito no processo de aprendizagem, muitas são as estratégias propostas pelas metodologias ativas para incentivar o aluno a criar a e a construir o conhecimento de maneira participativa e cada vez mais autônoma. Algumas práticas utilizadas nesse tipo de metodologia são: aprendizagem por meio de projetos, baseada em problemas, estudos de casos e entre grupos ou times.




Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados