Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de março de 2020

Precisa sair? Saiba quais cuidados tomar ao usar carros compartilhados



Covid-19: vírus tem sobrevida de até três dias em superfícies como volantes e maçanetas; que cuidados tomar para evitar o contágio?



Segundo um estudo feito pelo CarRentals.com, o volante de um carro pode ser quatro vezes mais sujo do que a tampa de um vaso sanitário. Agora, imagine um veículo compartilhado entre várias pessoas desconhecidas! Esse dado deve ganhar ainda mais atenção mediante à rápida prolifereção do Covid-19 nas cidades brasileiras. Conforme estudo publicado pela revista científica "New England Journal of Medicine", o vírus responsável pela doença Covid-19 pode sobreviver até três dias em superfícies como plástico e aço, materiais comuns no acabamento de automóveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a orientação primordial é a higienização – e essa regra, claro, também aplica-se aos carros 


O alto risco de transmissão do corona vírus exige um esforço dobrado dos motoristas quanto à mudança de atitude dentro e fora do automóvel. O diretor de produtos frota e inovação da ValeCard, Alan Ávila, compartilha os principais cuidados para evitar o contágio da doença, especialmente em carros utilizados por mais de uma pessoa. Confira:


1) Higienização constante  

Com álcool isopropílico  que não danifica o material plástico –, limpe toda a superfície com a qual os motoristas mais têm contato, como volante, câmbio, freio de mão, seta, retrovisor interno, painel e som. Esse cuidado deve ser feito antes e após o uso do veículo. Não esqueça de manter a lixeira vazia.  


2) Priorize a ventilação 

O momento não é propício para o uso de ar-condicionado. Dê preferência para deixar as janelas abertas e, assim, manter o interior arejado. Caso o uso do ar-condicionado seja inevitável, é aconselhado fazer limpeza e manutenção do filtro.  


3) Atenção com passageiros  

Vai levar alguém na carona ou nos bancos traseiros? Deixe a conversa para depois! Quando embarcarem, peça para que os passageiros higienizem as mãos com álcool em gel e, se for caso, deixe máscaras à disposição. O espaço reduzido potencializa a transmissão do vírus.  

4) Se pegar em dinheiro ou cartão  

Quando você parar para abastecer ou, no caso dos motoristas de aplicativo, um cliente realizar o pagamento em dinheiro, lembre-se de higienizar as mãos e os braços com álcool em gel.  


5) Em caso de sintomas 

Se você tiver tosse, dor de garganta, febre e dores no corpo, evite utilizar carros compartilhados e, se possível, sair de casa. Você pode ligar gratuitamente para o Disque SUS, no telefone 136, para obter mais informações sobre os procedimentos a serem adotados 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados