Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Teste para diagnóstico de coronavírus


Perigo de contaminação pelo novo coronavírus exige cuidado redobrado enquanto são desenvolvidos testes laboratoriais para diagnóstico preciso da doença
Grupo Pardini está em fase avançada para desenvolvimento do exame para identificação do nCoV-2019 e adianta que, em paralelo, população pode recorrer ao teste de painel molecular que detecta outros vírus respiratórios, incluindo alguns tipos de coronavírus, e pode descartar o diagnóstico de infecção pelo novo tipo

Enquanto não é desenvolvida vacina e autoridades investigam a origem e outras formas de combate à mais recente mutação do coronavírus, o nCoV-2019, a orientação é a busca de exames por eliminação e os cuidados comuns para outras infecções respiratórias: evitar contato com pessoas doentes, lavar as mãos constantemente, cobrir nariz e boca ao espirrar e procurar assistência médica no caso de quadro de febre, tosse e falta de ar. Outra medida é tomar a vacina contra influenza no período que antecede o inverno – disponíveis nos postos de saúde para grupos considerados de risco e na rede particular para o restante da população.
“Vírus que afetam as vias respiratórias são altamente mutáveis, o que aumentam as chances de uma epidemia. Todos os anos, por exemplo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) muda a fórmula da vacina de gripe para garantir maior eficácia e diminuir o número de casos graves da doença. Agora, o esforço e empenho da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini é no desenvolvimento de um teste laboratorial para diagnóstico do nCoV-2019 o quanto antes”, explica a médica infectologista do Grupo Pardini, Melissa Bianchetti Valentini. Ela adianta que, em paralelo, há outros exames disponíveis na rede de laboratórios que podem auxiliar no diagnóstico por eliminação. “É o caso, por exemplo, dos exames de painel molecular, que identificam outros vírus respiratórios (tipos de coronavírus). Se um deles for apontado como diagnóstico de um paciente, o tipo nCoV-2019 já fica descartado”, detalha Dra. Melissa.
O coronavírus afeta seres humanos e animais. Eventualmente, tipos de coronavírus que infectam animais podem infectar o ser humano, como é a suspeita do nCoV-2019. Diferentes tipos de vírus podem causar quadros de problemas respiratórios como influenza, parainfluenza, coronavírus, vírus sincicial respiratório, rinovírus entre outros. O quadro clínico é semelhante e somente exames laboratoriais com detecção de material genético do vírus conseguem distingui-los adequadamente.
Ainda que os exames de painel molecular estejam disponíveis em laboratório e o Grupo Pardini libere em breve o acesso ao teste para diagnóstico do tipo nCoV-2019, a Dra. Melissa alerta que o pedido do exame deve sempre ser feito, orientado e acompanhado por um médico. “Só o profissional saberá qual o melhor exame a ser feito para cada caso, bem como fazer a leitura correta das informações para diagnóstico mais preciso”, enfatiza.
O novo coronavírus acendeu sinal de alerta no final de 2019, quando foram descritos casos de pneumonia em uma cidade da China causada pelo recém-nomeado nCoV-2019. As pessoas infectadas tiveram contato com um grande mercado de frutos do mar e outros animais, sugerindo que esse contato é que deu início ao surto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados