Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Você nunca pensou que um otorrino teria recomendações para o Carnaval?


Aprenda com ele a proteger ouvido, garganta, laringe e boca com dicas práticas. 


A cada ano, há mais foliões pelas ruas das cidades, brincando em blocos de carnaval. Esta semana, a folia e a diversão vai ser total e mais intensa e com os foliões sob altíssimas temperaturas com o forte calor que vem acontecendo por todo o Brasil este ano. Pensando em orientar os foliões que estão chegando pela primeira vez nos bloquinhos, ou mesmo os veteranos da folia, o otorrino, Dr. Alexandre Colombini, dá algumas dicas de como curtir este carnaval sem prejudicar a saúde, mas alerta para uma questão bastante grave que leva muitos foliões a seu consultório após a folia: 

Carnaval nos remete à festa, e festa nos remete aos aparelhos de som em alto volume e às pessoas cantando com muita vontade! Essa é a essência desse período de festividade. Porém, mesmo no divertimento podemos nos prejudicar caso não levemos em conta alguns cuidados básicos. No carnaval, nossos ouvidos e a nossa garganta estão bastante vulneráveis, por isso, vale a pena prestar atenção nestas dicas: 


Poluição sonora: Evite ficar muito perto das caixas de sons, do trio elétrico, para não ter uma exposição muito prolongada a estes ruídos, pois os níveis de decibéis podem chegar até 115, daí para mais. Níveis de ruídos tão altos como estes os nossos ouvidos só aguentam, em média, até 7 minutos, antes de começar a sofrer algum tipo de lesão. Por isto, procure ficar sempre mais afastado das fontes de emissão sonora.  


📌- Evite por longos períodos a exposição a sons muito altos. Se for de grande incômodo auditivo, opte por usar um protetor auricular;





Outras dicas que ele dá: 


Manter o corpo hidratado:   Leve uma garrafa de água para manter o organismo hidratado e as vias orais sempre umedecidas. Ressecadas, podem causar algum tipo de irritação e desconforto. 


Cuidado com as bebidas super geladas: Procure evitar bebidas supergeladas nos momentos de calor intenso e corpo super aquecido. Sinusite, refriados, faringites e amigdalites podem ser a consequência e te tirar de cena antes da quarta de cinzas. Se optar pelas muuuito geladas, ingira em pequenos goles e devagar, o que ajuda o organismo a equilibrar a temperatura.


Álcool: Independente da idade, beber com moderação. Procure ingerir bebidas mais leves e refrescantes e evitar as de maior graduação alcoolica. O álcool retêm a água do seu corpo. A sensação de matar a sede, leva à eliminação de mais água e não resolve o problema. Uma maneira de aliviar um pouco esse transtorno é tomar junto com a bebida copos de água, o que também alivia que ela suba rapidamente. E se beber, não dirija!! 


Protetor Solar: Proteger a pele dos raios UVA e UVB é fundamental.


Doenças transmissíveis : Nesses dias de carnaval, é comum os jovens se beijarem sem se conhecer realmente. A boca traz inúmeras bactérias. Faça a higiene bucal sempre que possível. Ajuda a evitar doenças como a mononucleose, muito comuns entre jovens no pós Carnaval.   


Doenças sexualmente transmissíveis (DST): Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV.





 Bio:
Dr. Alexandre Colombini Pellegrinelli Silva - Formado em Medicina pela Universidade de Marília, Dr. Alexandre Colombini escolheu como sua especialidade a Otorrinolaringologia, cuidando de ouvidos, nariz e garganta. Fez sua especialização em Otorrinolaringologia no renomado Instituto Felippu, tendo como foco a Rinologia e a Cirurgia Endoscópica das patologias nasais e paranasais. Áreas de atuação: Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica com enfoque nas patologias nasais, cirurgia endoscópica, ronco e apneia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados