Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Dez orientações para um Carnaval saudável


O Carnaval brasileiro começa nesta semana e é uma das maiores celebrações do nosso país. E para auxiliar você a desfrutar de forma mais equilibrada, com muita saúde e disposição, a equipe interdisciplinar do Kurotel - Centro Contemporâneo de Saúde Bem-Estar, de Gramado (RS), preparou orientações e alternativas exclusivas, tanto para quem vai aproveitar as festas, quanto para quem deseja fugir dos agitos. Confira:


1- Mantenha o bom humor! Durante o Carnaval, dê boas risadas – o riso melhora o fluxo sanguíneo, reduz a adrenalina, o cortisol e aumenta a liberação de endorfinas, ligadas ao prazer. E dar boas risadas por 10 a 15 minutos queima cerca de 50 calorias. A informação é da Vanderbilt University, de Tennessee, Estados Unidos.


2- Dance, sozinho ou acompanhado. A dança melhora o condicionamento cardiorrespiratório, a flexibilidade, a propriocepção e, especialmente, o humor.


3- Cuide da saúde de seus pés. Para quem vai pular Carnaval, o sapato ideal deve ser baixo, anatômico e com bom amortecimento. Sapatos altos e com bico fino devem ser usados com moderação. Se quiser optar pelos saltos, prefira aqueles que mantem os dedos dos pés com bom espaçamento e que sejam plataforma em todo o trajeto, sem deixar o pé em ângulo muito elevado.


4- Mantenha uma boa hidratação. Beba sempre muito líquido e dê preferência para a água sem gás. Além disso, beba cerca de dois a três litros de água por dia.


5- Protetor solar a cada duas horas. Pouca gente sabe, mas quando for se expor ao sol de forma mais intensa (próximo à piscina ou ao mar) é preciso repassar o protetor solar a cada duas horas. E lembre-se de uma regra geral: FPS 60 para o rosto e 30 para o corpo.


6- Proteja seus olhos. Da mesma maneira que é necessário proteger a pele, é fundamental também garantir a segurança ocular. Escolha sempre óculos de sol certificados, com protetor solar na lente.


7- Evite ingerir álcool em excesso. Uma boa alternativa são os sucos naturais e “caipirinhas” de frutas sem álcool. O Espumante Kur sem álcool também é uma ótima opção para um brinde saudável.


8- Faça caminhadas. Se você não vai participar dos agitos carnavalescos, aproveite o feriado para se exercitar. O sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida em até seis anos! Quem informa é a Associação Americana do Coração.


9- Aproveite para jogar e ler. E se você deseja realmente se desconectar durante o feriado, utilize o período do Carnaval para momentos de cultura e lazer. O Alzheimer tem maior incidência em pessoas com baixo nível de instrução. Leitura, jogos de cartas, tabuleiro e palavras cruzadas podem reduzir risco de demência em pessoas com mais de 75 anos, conforme o New England Journal of Medicine.


10- Durma bem. E por fim, tenha uma boa noite de descanso. Se for dormir um pouco mais tarde, estenda um pouquinho o período do sono e durma bem. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados