Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

DENGUE: País já está em alerta e você?



Autoridades no Brasil estão em alerta por causa dos registros de casos de dengue em 2020. Isso porque foram notificados 94.149 ocorrências suspeitas da doença somente nos dois primeiros meses do ano, além de 14 mortes confirmadas, segundo o Ministério da Saúde.

Sobre as incidências prováveis, houve um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado. Naquela época, cinco mortes haviam sido registradas.

A dengue foi considerada pelos órgãos públicos como uma endemia diante do cenário atual, uma vez que é uma doença infecciosa com incidência significativa em território brasileiro. Saiba mais:

Dengue pode matar!!!

Os 14 óbitos por dengue em 2020 foram registrados nos seguintes locais:

Mato Grosso do Sul: 4
Paraná: 3
Acre: 2
São Paulo: 2
Distrito Federal: 2
Minas Gerais: 1

Outros 62 falecimentos seguem em investigação. Além disso, Acre, Mato Grosso do Sul e Paraná se encontram em estado de alerta.

Na terça-feira (18), a Secretaria de Saúde do Paraná divulgou uma nota atualizada com 26.692 casos notificados e 23 mortes somente na região. Porém, as informações ainda não foram confirmadas pelo Ministério da Saúde.

Além disso, a taxa de mortalidade pela doença tem crescido. Em 2019, foram registrados 754 óbitos por dengue em todo o país ao longo do ano. O número é bastante superior aos de anos anteriores: em 2018, foram 155 óbitos; enquanto que, em 2017, foram 185 falecimentos.

Ano Número de mortes por dengue
2019 754 mortes
2018 155 mortes
2017 185 mortes

Por que a dengue voltou a se espalhar

Ainda não foram definidas oficialmente as causas que levaram os casos de dengue a crescerem tanto a partir de 2019.

Contudo, muito se tem falado sobre um novo subtipo do vírus da dengue: o vírus 2, que tem ocasionado a dengue hemorrágica - tipo mais grave da doença, que leva o paciente rapidamente a óbito após o aparecimento dos primeiros sintomas

Além disso, houve um grande reporte de casos no Brasil de pessoas que já foram infectadas anteriormente pela dengue e voltaram a apresentar a doença. Pesquisas indicam que a segunda infecção pela patologia tende a ser muito mais grave do que a primeira, tendo um menor espaço de tempo entre os primeiros sintomas e o óbito.

Como se prevenir da dengue

Por enquanto, a vacina contra dengue continua em fase final de testes no Brasil, mas ainda não há previsão para fornecimento gratuito. Dessa forma, o método mais eficaz de evitar a doença é acabar com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus.

Para isso, algumas medidas são indispensáveis, como:

Evite o acúmulo de água em pneus velhos, garrafas e potes;
Lave as vasilhas de seus animais de estimação regularmente;
Mantenha a caixa d'água e piscinas cobertas;
Coloque telas em portas e janelas;
Aplique areia em vasos de plantas;
Descarte corretamente seu lixo;
Mantenha latas de lixo sempre bem tampadas;
Coloque desinfetante nos ralos de cozinhas e banheiros;
Limpe as calhas com frequência;
Utilize inseticidas e larvicidas;
Use repelentes, principalmente durante viagens ou em locais com muitos insetos.

Outras dicas para se proteger contra a dengue

Saiba diferenciar a dengue, chikungunya e o zika vírus https://www.minhavida.com.br/saude/materias/20445-dengue-zika-virus-e-chikungunya-conheca-as-diferencas-e-semelhancas

Veja o exame capaz de detectar a dengue em estágio inicial https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18357-exame-de-pcr-para-dengue

Entenda com detalhes como ocorre a transmissão da dengue https://www.minhavida.com.br/saude/materias/17711-transmissao-da-dengue-acabe-com-todas-as-duvidas
Os boletins da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba saem toda terça e quinta-feira.
Acompanhe:
https://www.ubatuba.sp.gov.br/administracao-direta/sms/vigilancia-em-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados