Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Confira quatro dicas para organizar as finanças da empresa e começar 2019 no azul



Este ano foi bastante difícil para alguns setores da economia devido à Copa do Mundo, eleições, muitos feriados, uma taxa bem alta de desemprego e de brasileiros inadimplentes. Ainda assim, e diante deste cenário, muita gente apostou no empreendedorismo e na abertura de um negócio próprio, o que aumentou o número de CNPJ ativos para micro e pequenas empresas.

Um dos principais desafios dos micro e pequenos empresários, principalmente iniciantes, é conseguir planejar, organizar e manter as finanças da empresa alinhadas durante o ano. Pensando nisso, o contador Gustavo Oliveira, diretor do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, listou abaixo quatro dicas de ouro para quem quer aproveitar este mês e organizar a vida financeira da empresa para 2019. Veja:


1 – Faça um balanço de 2018

O fim do ano é um ótimo momento para você olhar minuciosamente para suas contas ao longo do ano e entender o que precisa melhorar. Veja o que está no azul, o que está no vermelho e se há alguma restrição no seu nome ou no CNPJ da empresa.


2 – Reveja e reduza seus custos

Depois de analisar as contas do ano, que foi difícil para a economia, com Copa do Mundo, eleições, inúmeros feriados e muitos empreendedores chegando ao fim do ano apertados, você estará pronto para rever os custos do seu negócio e reduzir no que for possível. Negocie com bancos, fornecedores e parceiros e reduza o máximo possível dos custos. Explaná-los em uma tabela pode ser interessante para visualizar um panorama geral de todas as despesas e do fluxo de caixa da empresa.


3 – Mantenha processos e equipe alinhados

De nada adianta economizar nas despesas se os processos da sua empresa são ineficientes e geram desperdício. Para quem atua no varejo, então, a dica é ainda mais importante. Afinal, o fim do ano é uma época importante para as vendas. Invista no atendimento ao cliente, treine a equipe para ser cordial, compreensiva, ágil e eficaz. Isso gera um volume maior de clientes e consequentemente, de compras e de lucro. Se o atendimento for bom, o cliente volta e é mais fácil fidelizá-lo.


4 – Planeje-se para o próximo ano

O fim do ano é um ótimo momento para planejar as metas e investimentos do ano seguinte. Depois de analisar seus números atuais, fica mais fácil saber o que te espera e quais seus objetivos para os próximos meses. Fazendo isso com antecedência, a empresa consegue tomar decisões mais criteriosas, como por exemplo, demitir e contratar pessoas.






Gustavo Oliveira - empresário, contador, proprietário da Oliveira & Associados Organização Contábil e diretor do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados