Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Entenda como funciona a estimulação cerebral profunda



 Técnica cirúrgica devolve mobilidade e qualidade de vida a pacientes com doença de Parkinson


O funcionamento do cérebro humano pode ser comparado ao de uma rede elétrica: quando ocorrem falhas na transmissão de impulsos elétricos entre os neurônios, podem surgir doenças como o Parkinson – um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento e causa tremores, atingindo cerca de 200 mil pessoas no Brasil e 5 milhões no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Uma das mais recentes técnicas utilizadas no tratamento cirúrgico dessa doença é a estimulação cerebral profunda. Trata-se de uma espécie de marca-passo – como o usado no coração, mas para o cérebro. O dispositivo é instalado na região torácica e passa a transmitir impulsos para os neurônios de uma região específica e predeterminada pelo neurologista, permitindo o restabelecimento dos movimentos do paciente. 

“A estimulação cerebral profunda tem se estabelecido como um tratamento cirúrgico seguro e eficaz para um grupo selecio­nado de pessoas que não respondem ao tratamento convencional. Em geral, ela é indicada quando, apesar do uso de medicações em doses adequadas, o indivíduo mantém muitos sintomas, como tremores vigorosos e a impossibilidade de realizar atividades básicas, como andar, com comprometimento de seu bem-estar e mobilidade”, explica o neurologista Rubens Gisbert Cury, coordenador do Centro de Parkinson do Hospital Samaritano Higienópolis (São Paulo).

Além do Parkinson, esse tipo de cirurgia também é indicado para pacientes que apresentam distonias, ou seja, contrações musculares involuntárias; alguns tipos de tremor; tiques; e síndrome de Gilles de la Tourette, distúrbio do sistema nervoso que envolve movimentos repetitivos e sons indesejados. 

“Com o uso da técnica em pacientes com Parkinson, por exemplo, observamos uma redução dos períodos que chamamos de off, em que a pessoa apresenta muita lentidão e tremores, além de uma melhora na coordenação para caminhar. O principal objetivo da estimulação cerebral profunda é buscar um benefício terapêutico mais constante e previsível, de tal forma que os pacientes possam alcançar uma redução da gravidade dos sintomas”, conta Cury. No geral, é preciso que o paciente tenha, no mínimo, quatro anos completos com a doença para que o médico proponha o tratamento.

O Hospital Samaritano Higienópolis (São Paulo) possui, dentro de seu Núcleo de Neurologia, o Centro de Parkinson, que conta com equipe médica especializada em estimulação cerebral profunda, com avaliação pré-operatória, cirurgia e acompanhamento pós-operatório. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados