Pesquisar no Blog

sábado, 30 de setembro de 2017

1º de outubro – Dia Nacional do Idoso



Com o aumento da população, cresce a demanda por ajustes no lar

Adaptações nos ambientes tornam a casa mais segura e colaboram para evitar quedas


A média de idade da população brasileira cresceu consideravelmente nos últimos anos. Dados do IBGE mostram que, em 1980, a cada 100 brasileiros, apenas seis tinham mais de 60 anos. Atualmente, este número saltou para 14 a cada 100.

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) apontam: a queda é o acidente doméstico mais comum entre os idosos e responsável por 70% das mortes de pessoas acima dos 75 anos. Ao menos 30% da população com mais de 65 anos sofre uma queda por ano. Destes, de 40% a 60% sofrem algum tipo de lesão. Outro ponto alarmante é a reincidência: aqueles que sofreram pelo menos uma queda apresentam risco elevado de uma nova, entre 60% e 70%.

O panorama despertou a atenção do segmento de arquitetura e decoração como as profissionais Ana Yoshida, Cris Paola e o escritório KTA Arquitetura, além da Duravit, empresa líder internacional na fabricação de louças, móveis e acessórios. Nesse contexto, profissionais e fabricantes trabalham em soluções para facilitar o dia a dia dos idosos.


Dicas para um lar mais seguro

Nas salas e nos quartos, o ideal é não ter tapetes. Mas, por se tratar de um item praticamente universal nas residências, o recomendado é prender as pontas com fitas, bem esticadas, embaixo dos móveis. Mesas de centro diminuem o espaço de circulação e podem ser trocadas por mesas de canto.

“Sem mesas de centro, a passagem para outros cômodos fica mais livre”, explica Cris Paola.



(Projeto: Studio Cris Paola – Foto: Hamilton Penna)


Modelos um pouco mais altos de sofás e camas facilitam as ações de levantar e deitar. “Esse cuidado colabora para que a pessoa não perca a referência visual”, afirma Ana Cristina Tavares, sócia da KTA Arquitetura.  Com a movimentação no período da noite, também é recomendável considerar um tipo de iluminação noturna e suave para iluminar o caminho até o banheiro ou a cozinha, por exemplo.


Quarto com camas mais altas e com luminárias nas laterais (Projeto: KTA Arquitetura / Foto: Inês Antich)


Em uma residência, banheiro é considerado um dos locais mais delicados, pois o contato com a água favorece condições de queda. Barras de apoio, pisos antiderrapante na área do box, cadeiras de banho e bacias sanitárias mais altas são oferecidas pela alemã Duravit, que ainda dispõe de uma linha de bacias sanitárias com iluminação noturna, tornando o trajeto até elas mais seguro.



Ambiente com produto Duravit (Foto: Divulgação)


Prevendo a máxima segurança, a arquiteta Ana Yoshida inclui a iluminação balizadora no trajeto entre o quarto e o banheiro.


Projeto: Ana Yoshida Arquitetura e Interiores





Studio Cris Paola
Tel. (11) 3071-2888


KTA Arquitetura
Arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran
Tel.: (11) 3045-2443




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados